Histórias que Protegem
Date
2016-12-09Others
Type
Title alternative
Cartilha Histórias que Protegem
Abstract in Portuguese (Brasil)
Educational level
Educação Infantil
Ensino Fundamental Inicial
Educação Profissional
Educação Superior - Graduação
Educação Superior - Pós-Graduação
Treinamento ou Capacitação
Use orientation
A cartilha “Histórias que Protegem” é um caderno didático para crianças. Tem como objetivo conscientizar as crianças sobre os tipos de violência e violação dos seus direitos.
Exploração: A cartilha foi elaborada para ser de fácil aplicabilidade, mas é importante que você a leia e conheça suas histórias antes de contá-las aos educandos e crianças com quem trabalhará.
Público-alvo: Crianças de 8 a 11 anos.
Planejamento da aplicação: A cartilha inicia com 04 capítulos de apresentação onde irá instruir as crianças sobre o que é violência e violação dos direitos, após segue com 10 histórias e atividades. Portanto, você pode dividir a aplicação da cartilha em aproximadamente 14 momentos na sua aula ou organizar a atividade de forma isolada. Não há um número mínimo ou máximo, no entanto considera-se necessário vários encontros para um bom trabalho com o material. O importante é que você realize um planejamento de uso da cartilha antes de aplicá-la, para que consiga manter a periodicidade e a sequencia, assim as crianças poderão ter maior aproveitamento da cartilha.
Para apresentação e orientação sobre a utilização da cartilha para as crianças sugere-se a utilização de linguagem acessível e lúdica. O professor pode ler as histórias ou optar por deixar as crianças lerem, ou até mesmo fazer um teatro usando como texto base as histórias. Deve-se auxiliar nas dúvidas e incentivar nos momentos em grupo, a troca de experiências entre elas.
Se a cartilha for trabalhada em grupo, o ideal é que seja um número ao qual você já esteja acostumado a atender. Ainda assim, o educador pode convidar um colega para lhe auxiliar com a aplicação para que possam dar mais atenção às crianças com as atividades propostas. Outra ideia seria dividir a turma para realizar a aplicação em grupos menores, visando melhor atendê-los e promover uma discussão mais produtiva, com atenção às falas dos educandos.
Installation remarks
Para editar os arquivos é necessário um editor de textos simples, como o Bloco de Notas, ou editor específico para edição de códigos, como o gratuito Notepad++. Não use editores como Word, pois acrescentam formatação de texto ao código.
Para visualizar o projeto, apenas abra uma nova janela do navegador e arraste o arquivo principal para esta janela. Este arquivo principal chama-se "index" e pode ter uma das seguintes extensões: html, htm.
Este material foi feito com HTML 4 e CSS 2. Ressaltamos que o caso do versionamento do código, no caso das versões das linguagens chamadas "client-side", como HTML, CSS e JavaScript, já que há uma dependência do ambiente instalado no computador de terceiros. A compatibilidade do código que você está baixando depende totalmente dos navegadores que este usuário tem instalada na máquina dele, e infelizmente você não tem controle sobre isso.
Em relação a este assunto, tudo o que podemos assegurar a você que fez o download deste código é que ele foi testado e estava adequado à tecnologia da época em que foi produzido.
As imagens podem ser editadas em qualquer editor de imagens, como por o exemplo o Gimp, que é gratuito.
Para disponibilizar o projeto na internet é preciso ter acesso a um servidor web. A transferência dos arquivos pode ser feita com o software gratuito FileZilla.
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