As telas do sagrado ou o imaginário religioso da televisão
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Date
2017Type
Title alternative
Les écrans du sacré ou l’imaginaire religieux de la télévision
The screens of the sacred or the religious imaginary of television
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Busca-se nesse artigo apresentar a hipótese de o sucesso da televisão advir de sua eficácia em tomar o lugar do religioso, consolidando-se como ponto de reencontro com o sagrado, mas sem um deus, antropocentrado: uma automanifestação. Essa hipótese é investigada por meio da metodologia filosófica. Conclui-se que, em vez de mobilizar a comunhão, característica da integração dos fenômenos religiosos, a televisão promove o isolamento, assemelhando-se a ,uma religião truncada, uma síntese de todas ...
Busca-se nesse artigo apresentar a hipótese de o sucesso da televisão advir de sua eficácia em tomar o lugar do religioso, consolidando-se como ponto de reencontro com o sagrado, mas sem um deus, antropocentrado: uma automanifestação. Essa hipótese é investigada por meio da metodologia filosófica. Conclui-se que, em vez de mobilizar a comunhão, característica da integração dos fenômenos religiosos, a televisão promove o isolamento, assemelhando-se a ,uma religião truncada, uma síntese de todas as experiências sagradas. Essa constatação contraria a suposta dessacralização propiciada pela técnica, engendrando uma paradoxal e simultânea ressacralização. As imagens na tela fazem reviver a hierofania do deus, das situações de possessão maléfica, de transformações de si no sentido de uma autodivinização. ...
Résumé
Cet article présente l'hypothèse où le succès de la télévision est dû à son efficace prise de la place des religieux, consolidant ainsi sa position de point de réunion pour le sacré, mais sans Dieu, anthropocentrique : une auto-manifestation. En conclusion, au lieu de mobiliser la communion, caractéristique de l'intégration des phénomènes religieux, la télévision favorise l'isolement, en constituant une espèce de religion tronquée, une synthèse de toutes les expériences sacrées. Cette conclusio ...
Cet article présente l'hypothèse où le succès de la télévision est dû à son efficace prise de la place des religieux, consolidant ainsi sa position de point de réunion pour le sacré, mais sans Dieu, anthropocentrique : une auto-manifestation. En conclusion, au lieu de mobiliser la communion, caractéristique de l'intégration des phénomènes religieux, la télévision favorise l'isolement, en constituant une espèce de religion tronquée, une synthèse de toutes les expériences sacrées. Cette conclusion contredit la désacralisation accordée par l'art, mettant l'accent sur la génération d'une résacralisation paradoxale et simultanée. Les images sur l'écran ravivent l'hiérophanie, les situations de possession du mal, les transformations de soi vers l'autodivinisation. ...
Abstract
This article aims to present the hypothesis that the success of television comes from its effectiveness in taking the place of the religious, consolidating itself as a point of re-encounter with the sacred, but without a god, anthropocentered: a selfmanifestation. This hypothesis is investigated through philosophical methodology. It is concluded that, instead of mobilizing communion, characteristic of the integration of religious phenomena, television promotes isolation, resembling a truncated ...
This article aims to present the hypothesis that the success of television comes from its effectiveness in taking the place of the religious, consolidating itself as a point of re-encounter with the sacred, but without a god, anthropocentered: a selfmanifestation. This hypothesis is investigated through philosophical methodology. It is concluded that, instead of mobilizing communion, characteristic of the integration of religious phenomena, television promotes isolation, resembling a truncated religion, a synthesis of all sacred experiences. This finding contradicts the supposed desacralization provided by the technique, engendering a paradoxical and simultaneous resacralization. The images on the screen revive the hierophany of the god, from situations of evil possession, from selftransformations towards self-divination. ...
In
Intexto. N. 40 (set./dez. 2017), p. 23-35
Source
National
Collections
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