Utilização dos serviços do TelessaúdeRS-UFRGS pelos profissionais da atenção primária à saúde/atenção básica do município de Sapucaia do Sul, RS
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2017Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho caracteriza-se um estudo transversal, descritivo, cujo objetivo é descrever a utilização dos serviços do Núcleo TelessaúdeRS-UFRGS pelos profissionais da Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica (APS/AB) do município de Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul. Os dados foram extraídos do banco de dados do Núcleo TelessaúdeRS-UFRGS, no período de janeiro de 2014 a dezembro de 2016. As variáveis coletas no estudo foram: a) número de Teleconsultorias assíncronas pelos profissionais da APS/ ...
Este trabalho caracteriza-se um estudo transversal, descritivo, cujo objetivo é descrever a utilização dos serviços do Núcleo TelessaúdeRS-UFRGS pelos profissionais da Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica (APS/AB) do município de Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul. Os dados foram extraídos do banco de dados do Núcleo TelessaúdeRS-UFRGS, no período de janeiro de 2014 a dezembro de 2016. As variáveis coletas no estudo foram: a) número de Teleconsultorias assíncronas pelos profissionais da APS/AB do município de Sapucaia do Sul; b) número de Teleconsultorias síncronas pelos profissionais da APS/AB do município de Sapucaia do Sul; c) número de laudos de Telediagnóstico para solicitações do município de Sapucaia do Sul; d) número de profissionais da APS/AB participantes dos cursos de Tele-educação do município de Sapucaia do Sul. Os resultados alcançados apontam que, com relação às Teleconsultorias assíncronas, no período, realizaram-se um total de 152 solicitações de consultorias pelos profissionais da APS/AB, indicando um aumento na utilização desse serviço. No ano de 2015, houve um aumento de 42% em comparação com o ano anterior, enquanto que em 2016, constataram-se incrementos de 11% em relação a 2015, e de 57% em relação ao período inicial. As categorias de profissionais da APS/AB que mais solicitaram consultoria via Plataforma de Telessaúde foram médicos de APS/AB, com 58% das solicitações; seguidos pelos cirurgiões-dentistas, responsáveis por 21% das solicitações. No que diz respeito às Teleconsultorias síncronas, realizaram-se um total de 625 solicitações. Destas, 327 ocorreram via 0800, e 298 via RegulaSUS. O uso desse serviço também apresentou crescimento no período. Em 2015, por exemplo, houve um aumento de 963% em relação a 2014; enquanto que em 2016, houve um crescimento de 324% sobre o ano anterior, e de 4.418% sobre o período inicial. Os profissionais que apresentaram melhor adesão ao serviço de Teleconsultoria síncrona nesse período foram os médicos de APS/AB, chegando a 80% das solicitações. A utilização do serviço de Telediagnóstico solicitada pelos profissionais da APS/AB totalizou 68 exames laudados pelo Núcleo TelessaúdeRS para o município de Sapucaia do Sul. Destaca-se que, em 2014, não foram realizadas solicitações desse serviço pelos profissionais da APS/AB, enquanto que em 2016, a utilização desse serviço aumentou 61% em relação a 2015. Os profissionais que mais utilizaram o serviço de Telediagnóstico nesse período foram os cirurgiões-dentistas, com 51% das solicitações. Com relação ao serviço de Tele-educação, totalizou-se a participação de 198 profissionais representantes do município de Sapucaia do Sul. Ao comparar o ano de 2015 com o de 2014, verificou-se uma redução de 63% no número de participantes que aderiram às ações de Tele-educação promovidas pelo Núcleo TelessaúdeRS. Já em 2016, verificaram-se incrementos de 694% sobre o ano anterior, e de 193% sobre o período inicial. Diante desses resultados, constata-se um aumento na utilização dos serviços do Núcleo TelessaúdeRS-UFRGS pelos profissionais da APS/AB do município de Sapucaia do Sul, RS. No entanto, mesmo com esse constante crescimento, considera-se que a utilização dos serviços apresenta números baixos quando comparados ao número de profissionais atuantes na rede de APS/AB do município. ...
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