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dc.contributor.authorLovatto, Carem Gorniakpt_BR
dc.contributor.authorRosseto, Maírapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Dora Lúcia Leidens Corrêa dept_BR
dc.date.accessioned2017-10-20T02:25:56Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn2179-7692pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/169592pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: analisar os sentidos atribuídos por pessoas internadas em um hospital do sul do Brasil às mensagens veiculadas por cartazes em campanha para a promoção da higienização de mãos. Método: estudo qualitativo exploratório-descritivo. Dados foram coletados por meio de entrevistas com 10 pacientes. Procedeu-se análise temática com base no referencial dos Estudos Culturais. Resultados: foram atribuídos sentidos diversos às mensagens dos cartazes, o que resultou em leituras e respostas distintas à campanha. Como ação, a higienização das mãos foi representada pelos pacientes como uma responsabilidade específica do profissional a fim de evitar infecções. Considerações Finais: os sentidos atribuídos às mensagens pelos pacientes foram diferentes dos esperados pelos produtores da campanha, resultando em respostas não compatíveis com seus objetivos.pt_BR
dc.description.abstractAim: to analyze the meanings attributed by the people admitted to a hospital in southern Brazil to messages conveyed by posters in a campaign to promote hands hygiene. Method: qualitative, descriptive and exploratory study. Interviews were conducted with 10 patients. Data were submitted to thematic analysis based on the theoretical references of Cultural Studies. Results: the meanings assigned to the messages varied, which resulted in numerous interpretations. The users represented hand hygiene as an action that is a responsibility of the health professional to prevent the transmission of infections. Conclusion: the meanings assigned to the messages by the patients were different from the ones the campaign producers had expected, resulting on non-compatible answers to their objectives.en
dc.description.abstractObjetivo: analizar los sentidos atribuidos por personas internadas, en un hospital del sur de Brasil, a los mensajes contenidos en los carteles de campaña para la promoción de la higienización de las manos. Método: estudio cualitativo exploratorio y descriptivo. Los datos fueron recolectados por medio de entrevistas con 10 pacientes. Se hizo el análisis temático con base en el referencial de los Estudios Culturales. Resultados: fueron atribuidos sentidos diversos a los mensajes de los carteles, resultando en lecturas y respuestas distintas a la campaña. Como acción, la higienización de las manos fue representada por esos sujetos como una responsabilidad específica del profesional para evitar infecciones. Consideraciones Finales: los sentidos atribuidos a los mensajes por los pacientes fueron diferentes de los esperados por los productores de la campaña, resultando en respuestas no compatibles con sus objetivos.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Enfermagem da UFSM [recurso eletrônico]. Santa Maria. Vol. 6, n.3 (2016), p. 414-423pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectHealth educationen
dc.subjectInfection controlen
dc.subjectPacientept_BR
dc.subjectDesinfecção das mãospt_BR
dc.subjectHand disinfectionen
dc.subjectHospitalsen
dc.subjectQualitative researchen
dc.subjectEducación en saludes
dc.subjectControl de infeccioneses
dc.subjectDesinfección de las manoses
dc.subjectHospitaleses
dc.subjectInvestigación cualitativaes
dc.titleA polissemia da higienização de mãos no contexto hospitalar : com a palavra, os usuáriospt_BR
dc.title.alternativeThe polysemy of hands hygiene in the hospital context : the users’ voiceen
dc.title.alternativeLa polisemia de la higienización de manos en el contexto hospitalario : con la palabra, los usuarioses
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001005927pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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