Show simple item record

dc.contributor.advisorMaçada, Antônio Carlos Gastaudpt_BR
dc.contributor.authorFernandes, Gustavo Penspt_BR
dc.date.accessioned2017-11-01T02:32:14Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/169934pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho busca verificar como o Big Data pode ser utilizado como ferramenta de auxílio à tomada de decisão no mercado do futebol, e como ela pode gerar vantagem competitiva. O método utilizado foi a criação de um sistema de apoio a decisão baseado em dados secundários de estatísticas de futebol, usado para isso a plataforma Qlik Sense. O banco de dados foi construído a partir de estatísticas de desempenho encontradas na internet e agrupadas em um único arquivo de planilha no Excel, sendo para isso, levados em conta os princípios do Big Data: Volume, Variedade, Velocidade e Veracidade. O estudo conta com mais de 580 jogadores mapeados de 27 equipes que disputaram o campeonato brasileiro da primeira divisão entre os anos de 2015 e 2016, e mais de 6000 estatísticas de performance coletadas. Como resultados, a partir de uma análise qualitativa foram criados três cenários envolvendo situações típicas do futebol - como negociações entre times, decisão intuitiva e melhorias de desempenho - que demonstram essa relação entre a decisão ótima e o uso de dados.pt
dc.description.abstractThis study aims to verify how Big Data can be used as a tool to support decision making in the soccer market, and how it generate competitive advantage. The method created was a system for support decision making based in secondary soccer statistics data, used for this the app Qlik Sense. The database was built from performance statistics found on the internet and grouped into a single Excell spreadsheet file, being for that taken into account the principles of Big Data: Volume, Variety, Velocity and Veracity. The study has more than 580 players mapped from 27 teams that played in the first division Brazilian Championship between 2015 and 2016, and more than 6000 performance statistics collected. As a result, was created three scenarios involving typical soccer situations - such as inter-team negotiations, intuitive decision making, and performance improvements - that demonstrate this relationship between optimal decision and data usage.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBig Dataen
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectInformation Technology (IT)en
dc.subjectFerramentas de gestãopt_BR
dc.subjectQlik viewen
dc.subjectDecisionen
dc.subjectPerformanceen
dc.subjectSocceren
dc.subjectData Analyticsen
dc.titleBig Data no auxílio à tomada de decisão : uma aplicação no mercado futebolísticopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001051332pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record