A avaliação integrada de leitura e escrita no exame CELPE-BRAS
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2017Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) se propõe a avaliar proficiência integrando habilidades de compreensão e de produção. A avaliação integrada, ainda que seja uma questão controversa, está em consonância com o construto teórico do Celpe-Bras, fundamentado na visão dialógica da linguagem e no conceito de proficiência que consiste no “uso adequado da língua para desempenhar ações no mundo” (BRASIL, 2011, p. 4). Na Parte Escrita do Exame, a avaliação ...
O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) se propõe a avaliar proficiência integrando habilidades de compreensão e de produção. A avaliação integrada, ainda que seja uma questão controversa, está em consonância com o construto teórico do Celpe-Bras, fundamentado na visão dialógica da linguagem e no conceito de proficiência que consiste no “uso adequado da língua para desempenhar ações no mundo” (BRASIL, 2011, p. 4). Na Parte Escrita do Exame, a avaliação acontece por meio de tarefas, entendidas como “um convite para interagir com o mundo, usando a linguagem com um propósito social” (BRASIL, 2011, p. 5). Dessa forma, este trabalho propõe uma reflexão acerca da avaliação integrada no Exame Celpe-Bras, analisando como tal conceito é apresentado e operacionalizado pelo exame. Com base na descrição e análise dos materiais que compõem o corpus de pesquisa, este trabalho investiga de que modo o Exame Celpe-Bras apresenta a avaliação integrada em seus documentos públicos, especificações e parâmetros de avaliação, além de discutir o modo como as tarefas analisadas avaliam leitura e escrita de forma integrada. Os resultados deste trabalho apontam para a necessidade de uma melhor descrição e operacionalização da avaliação integrada no Exame Celpe-Bras, de modo que os documentos, as especificações e os parâmetros de avaliação do exame contemplem habilidades de compreensão e de produção. A análise das tarefas demonstra a importância dos enunciados para a integração das habilidades e ressalta a complexidade da avaliação de compreensão nas tarefas integradas, evidenciando o que é discutido na área de avaliação de proficiência. As reflexões sobre avaliação integrada de leitura e escrita apresentadas neste trabalho podem contribuir para a descrição da avaliação integrada no Exame Celpe-Bras, bem como para o fomento de novas discussões sobre o uso de tarefas integradas para a avaliação de proficiência. ...
Abstract
The Certificate of Proficiency in Portuguese Language for Foreigners (Celpe-Bras) aims to assess language proficiency by integrating comprehension and production skills. Integrated assessment, although being a controversial issue, is in accordance with the theoretical construct of Celpe-Bras, based on the dialogical perspective of language and on the proficiency concept that consists of "adequate use of language to perform actions in the world" (BRASIL , 2011, p. 4). In the Written Part of the ...
The Certificate of Proficiency in Portuguese Language for Foreigners (Celpe-Bras) aims to assess language proficiency by integrating comprehension and production skills. Integrated assessment, although being a controversial issue, is in accordance with the theoretical construct of Celpe-Bras, based on the dialogical perspective of language and on the proficiency concept that consists of "adequate use of language to perform actions in the world" (BRASIL , 2011, p. 4). In the Written Part of the exam, the assessment happens through tasks, understood as "an invitation to interact with the world, using the language for a social purpose" (BRASIL, 2011, p. 5). Therefore, this paper proposes a reflection about the integrated assessment in the Celpe-Bras Exam, analyzing how this concept is described and operationalized. Based on the description and analysis of the materials that compose the research corpus, this paper investigates how Celpe-Bras Exam presents the integrated assessment in its public documents, specifications and assessment parameters, as well as it discusses how the analyzed tasks assess reading and writing in an integrated way. The results of this paper point to the need for a better description and operationalization of the integrated assessment in the Celpe-Bras Exam, in order for the exam documents, specifications and assessment parameters to contemplate comprehension and production skills. The tasks’ analysis demonstrates the importance of the utterances for the integration of skills and emphasizes the complexity of comprehension assessment in the integrated tasks, highlighting what is discussed in the assessment proficiency area. The reflections on reading and writing integrated assessment presented in this paper can contribute to the description of the integrated assessment in the Celpe-Bras Exam, as well as to the promotion of new discussions on the use of integrated tasks for proficiency assessment. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Inglês: Licenciatura.
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