O declínio da notícia no jornalismo pós-fordista dos conglomerados multimídia
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Date
2006Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Neste artigo, procura-se analisar algumas das formas pelas quais as mudanças macro-estruturais que vêm ocorrendo nas sociedades contemporâneas desde as últimas décadas do século XX, acentuando-se neste princípio de século XXI, manifestam-se no jornalismo produzido no âmbito das novas indústrias culturais – os conglomerados multimídia. Para isso, procura-se esclarecer, primeiramente, a compreensão que se tem do papel social do jornalismo. A seguir, toma-se o exemplo de Zero Hora, jornal de refer ...
Neste artigo, procura-se analisar algumas das formas pelas quais as mudanças macro-estruturais que vêm ocorrendo nas sociedades contemporâneas desde as últimas décadas do século XX, acentuando-se neste princípio de século XXI, manifestam-se no jornalismo produzido no âmbito das novas indústrias culturais – os conglomerados multimídia. Para isso, procura-se esclarecer, primeiramente, a compreensão que se tem do papel social do jornalismo. A seguir, toma-se o exemplo de Zero Hora, jornal de referência da Rede Brasil Sul de Comunicação (RBS), o grupo de mídia mais importante da região Sul do Brasil, com o objetivo de identificar elementos de manifestação da racionalidade pós-fordista no produto resultante da nova estrutura – flexível - da organização, da produção e do trabalho. Por fim, sugere-se a hipótese de que uma nova concepção está a se delinear através de novos critérios e valores de noticiabilidade. ...
Abstract
This article aims at analysing some of the ways through which macrostructural changes which have been happening in modern societies since the last decades of the XX century, and which have accelerated in this early XXI century, influence the journalism produced within the new cultural industries – the multimedia conglomerates. Thus, it tries and shed some light firstly on the understanding that one has of the social role played by journalism. Next, one takes as an example Zero Hora, a newspaper ...
This article aims at analysing some of the ways through which macrostructural changes which have been happening in modern societies since the last decades of the XX century, and which have accelerated in this early XXI century, influence the journalism produced within the new cultural industries – the multimedia conglomerates. Thus, it tries and shed some light firstly on the understanding that one has of the social role played by journalism. Next, one takes as an example Zero Hora, a newspaper which has become standard within Rede Brasil Sul de Comunicação (RBS), the most important media group in the South of Brazil, the purpose here being to identify elements that represent the post-fordism racionality on the resulting product of the new – flexible – structure of the organization, of the production and of the work. Finally, one puts forward the hypothesis that a new conception is being drawn up through new criteria and values of newsworthiness. ...
Resumen
En este artículo, se busca analizar algunas de las formas que hacen que los cambios de las macroestructuras que vienen ocurriendo en las sociedades contemporáneas desde las ultimas décadas del siglo XX, acentuándose en este principio del siglo XXI, se manifiesten nel periodismo producido al alcance de las nuevas industrias culturales - los conglomerados multimedias. Para esto, se busca el esclarecimiento, primero, para la comprensión que si tiene del papel social del periodismo. Para seguir, se ...
En este artículo, se busca analizar algunas de las formas que hacen que los cambios de las macroestructuras que vienen ocurriendo en las sociedades contemporáneas desde las ultimas décadas del siglo XX, acentuándose en este principio del siglo XXI, se manifiesten nel periodismo producido al alcance de las nuevas industrias culturales - los conglomerados multimedias. Para esto, se busca el esclarecimiento, primero, para la comprensión que si tiene del papel social del periodismo. Para seguir, se toma el ejemplo de Zero Hora, periódico referencia de la Rede Brasil Sul de Comunicação (RBS), el grupo de medios más importantes de la región del sur del Brasil, con el objetivo de identificar elementos de la manifestación de la racionalidad posfordista en del producto resultante de la nueva estructura - flexible - de la organización, de la producción y del trabajo. Finalmente, se sugiere la hipótesis de que un nuevo concepto se esta a delinear partiendo de nuevos criterios y valores de noticiabilidade. ...
Résumé
Dans cet article, on cherche à analyser des façons pour lesquelles les changements macrostructurels, qui se passent dans les sociétés contemporaines dès les dernières décennies du XXe siècle et qui s’accentuent en ce début du XXIe siècle, se manifestent dans le journalisme produit dans le domaine de nouvelles industries culturelles – les conglomérats multimédias. Pour autant, on cherche à éclairer, premièrement, la compréhension que l’on a sur le rôle social du journalisme. Ensuite, on prend l’ ...
Dans cet article, on cherche à analyser des façons pour lesquelles les changements macrostructurels, qui se passent dans les sociétés contemporaines dès les dernières décennies du XXe siècle et qui s’accentuent en ce début du XXIe siècle, se manifestent dans le journalisme produit dans le domaine de nouvelles industries culturelles – les conglomérats multimédias. Pour autant, on cherche à éclairer, premièrement, la compréhension que l’on a sur le rôle social du journalisme. Ensuite, on prend l’exemple de Zero Hora, le journal de référence de la Rede Brasil Sul de Comunicação (RBS), le groupe de média le plus important de la région Sud du Brèsil, avec le but d’identifier d’éléments de manifestation de la rationalité post-fordiste dans le produit résultant de la nouvelle structure – flexible – de l’organisation, de la production et du travail. À la fin, on suggère l’hypothèse qu’une nouvelle conception est en train de se former par de nouveaux critères et valeurs d’événementialité. ...
In
E-Compós. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. [Porto Alegre]. N.7 (dez. 2006), 26 f.
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