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dc.contributor.advisorFagundes, Léa da Cruzpt_BR
dc.contributor.authorLindner, Edson Luizpt_BR
dc.date.accessioned2009-11-24T04:14:25Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/17715pt_BR
dc.description.abstractA necessidade urgente de mudanças no Ensino Médio do Brasil motivou o pesquisador desta tese a propor mudanças na forma tradicional de se trabalhar a Química com os estudantes. Com a evolução das tecnologias de informação e comunicação, é necessário que o cidadão seja incluído na cultura digital para que possa fazer parte da sociedade globalizada dos dias atuais. Assim, também é tarefa da escola a busca da inclusão dos sujeitos nessa cultura digital. A utilização das novas tecnologias é importante e deve ser considerada quando se planejam atividades de aprendizagem com os alunos da Escola Básica. O principal objeto de pesquisa dessa tese foi o estudo dos processos cognitivos que envolvem aspectos da aprendizagem da Química com o uso dessas tecnologias. Procurou-se verificar como uma Arquitetura Pedagógica orientada para os alunos, contendo atividades experimentais, produção de vídeos e elaboração de modelos digitais no ambiente Squeak-Etoys, pode contribuir para a construção do conhecimento químico. Entende-se a Arquitetura Pedagógica como um conjunto de estratégias, dinâmicas de grupo, softwares educacionais e ferramentas de apoio à cooperação que possam favorecer a aprendizagem. A análise dos processos vivenciados pelos sujeitos da pesquisa foi fundamentada pela Epistemologia Genética de Jean Piaget. A partir das análises dos dados da pesquisa, pretende-se propor orientações para as ações pedagógicas com o uso de ambientes digitais, onde ocorram processos nos quais os sujeitos possam representar, ampliar e consolidar o seu conhecimento científico.pt_BR
dc.description.abstractThe urgent need for changes in high school in Brazil led the researcher of this thesis to propose changes in the traditional way of working with the chemistry students. With the development of information and communication technologies, it is necessary that the public is included in the digital culture that may be part of the global society of today. Thus, it is also the school's task to find the inclusion of subjects in digital culture and use of new technologies is important and should be considered when planning activities for learning with students from the Basic School. The main object of this thesis research was to study the cognitive processes that involve aspects of the learning of chemistry with the use of these technologies. It is found as a pedagogical architecture oriented students, containing experimental activities, production of videos and digital models in the development of digital environment-Squeak Etoys, can contribute to the construction of chemical knowledge. The Pedagogical Architecture means as a set of strategies, group dynamics, educational software and tools to support cooperation to promote learning. The analysis of the processes experienced by the subjects of the research was motivated by the Genetic Epistemology of Jean Piaget. From the analysis of data from the research aims to propose guidelines for the teaching activities with the use of digital environments, where processes occur in which the subject may pose, extend and consolidate their knowledge.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLearning in chemistryen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectEpistemologia genéticapt_BR
dc.subjectPedagogical architectureen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectInformation's tecnologiesen
dc.subjectQuimicapt_BR
dc.subjectDigital environmentsen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectInnovative high schoolen
dc.subjectGenetic epistemologyen
dc.titleUma arquitetura pedagógica apoiada em tecnologias da informação e comunicação : processos de aprendizagem em química no ensino médiopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coZaro, Milton Antoniopt_BR
dc.identifier.nrb000723722pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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