A desolação de O Hobbit : a decepção dos fãs sobre a adaptação cinematográfica, no Brasil
Fecha
2018Autor
Tutor
Nivel académico
Maestría
Tipo
Otro título
The desolation of The Hobbit : fans’ deception on the film adaptation in Brazil
Materia
Resumo
O objetivo deste estudo é encontrar a associação entre o engajamento emocional e participativo, as competências culturais e as decepções dos fãs brasileiros do universo tolkieniano na recepção da trilogia de O Hobbit, no cinema. Visa, ainda, encontrar os indícios da decepção como sentimento - pela via da espectatorialidade - ou emoção - pela via da recepção. Além disso, a pesquisa contribui para o campo dos estudos da experiência fílmica, relacionando emoção e sentimento às concepções de recepç ...
O objetivo deste estudo é encontrar a associação entre o engajamento emocional e participativo, as competências culturais e as decepções dos fãs brasileiros do universo tolkieniano na recepção da trilogia de O Hobbit, no cinema. Visa, ainda, encontrar os indícios da decepção como sentimento - pela via da espectatorialidade - ou emoção - pela via da recepção. Além disso, a pesquisa contribui para o campo dos estudos da experiência fílmica, relacionando emoção e sentimento às concepções de recepção cinematográfica e espectatorialidade fílmica. Para isso, traçamos um percurso teórico-metodológico nesse campo, abordando seus antecedentes e desdobramentos, propondo uma nova nomenclatura para a recepção e a espectatorialidade. Decepção é entendida em dois estados afetivos distintos: emoção, mais imediata, passageira e não durável; e sentimento, mais duradouro e profundo, que estrutura e define nossa subjetividade humana. Foram utilizados os dados brasileiros da pesquisa The Hobbit Project, compostos por questionários focados na recepção da trilogia. Baseado na adaptação da escala de engajamento participativo e produtivo, proposta por Lopes et al (2011), os respondentes dos questionários foram classificados em tipologias de fãs (Consumidores, Críticos, Produtores e Curadores) Os fãs constituem comunidades interpretativas, compartilhando sentidos e modos de organização, e comunidades emocionais, compartilhando emoções, pautas, interesses, valores, metas, símbolos e códigos afetivos e reforçando ensinamentos e pressuposições comuns. A pesquisa demonstrou que o percurso formativo da decepção parte do engajamento emocional e participativo, passa pelo desenvolvimento das competências culturais, as expectativas e é concluído no desapontamento. A competência Conhecimento da narrativa canônica do universo tolkieniano permeou todo o percurso, transformando-se na decepção Tratamento da narrativa. Como principais resultados, as maiores decepções com a narrativa foram encontradas na avaliação geral dos filmes, no tratamento narrativo da morte de um dos três guerreiros anões, na adaptação deturpada ou descaracterizada de determinados personagens e no romance inter-racial apresentado no filme. ...
Abstract
This study aims to find the relation among the emotional and participatory engagements, the cultural competences and the deception of the Brazilian fans of the Tolkien universe in the reception of The Hobbit trilogy in movie theaters. It also aims to identify the marks of deception as a feeling – through spectatorship – or emotion – through reception. In addition to that, it contributes to film experience studies by relating emotion and feeling to the concepts of movies reception and film spect ...
This study aims to find the relation among the emotional and participatory engagements, the cultural competences and the deception of the Brazilian fans of the Tolkien universe in the reception of The Hobbit trilogy in movie theaters. It also aims to identify the marks of deception as a feeling – through spectatorship – or emotion – through reception. In addition to that, it contributes to film experience studies by relating emotion and feeling to the concepts of movies reception and film spectatorship. For that, we build a theoretical and methodological path in the field, and approach its previous and unfolding notions, in order to propose new terms for reception and spectatorship. Here, deception may be understood as two different states of affection: emotion, more immediate, temporary and short-lasting, and feeling, more long-lasting and profound, which structures and defines our human subjectivity. The research used the Brazilian data deriving from The Hobbit Project, comprising questionnaires focused on the reception of the trilogy. The respondents were classified into types of fans (namely Consumers, Critics, Producers and Curators) based on the adaptation scale of productive and participatory engagements proposed by Lopes et al (2011) Fans constitute interpretative communities, in which they share senses and forms of organization, and emotional communities, in which they share emotions, agenda, interests, values, aims, symbols and affective codes, and reinforce common presuppositions and teachings. The results of the study show that the path that builds the deception departs from emotional and participatory engagements, to the development of cultural competences and expectations, and its end is disappointment. The competence of Canon Narrative Knowledge of the Tolkien Universe is present through the whole path, and becomes deception with the Narrative Treatment. One of the main results is the existence of greater deception in the general evaluation of the films, the narrative treatment of one of the three dwarf warriors’ death, the changes of adaptation and characteristics of some characters, and the interracial love story portrayed in the film. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação.
Colecciones
-
Ciencias Sociales Aplicadas (6059)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License