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dc.contributor.advisorPereira, Analúcia Danileviczpt_BR
dc.contributor.authorColares, Luciano da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2018-10-12T02:34:38Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/183278pt_BR
dc.description.abstractEm dezembro de 2012, após treze anos, três mandatos de operações de paz e dois mandatos de missões políticas, a ONU se retirava do território do Timor-Leste de maneira bastante discreta. Fechava-se, naquele momento, um ciclo de participação da Organização na vida política e econômica daquele país, que se iniciara com os episódios de violência de 1999, quando milicianos pró-indonésia tentaram impedir o processo político de autodeterminação do povo timorense. Herdando um país com suas infraestruturas destruídas e mais de um quarto de sua população refugiada ou deslocada internamente, a ONU não apenas pacificou o território como também empreendeu ali um processo de Post-conflict Peacebuilding (PCPB), onde sua participação variou entre o exercício pleno de todos os poderes soberanos atinentes às funções de governo de qualquer Estado ao apoio de assessores altamente especializados em prol do governo independente do Timor-Leste. O balanço final dessa participação é positivo na medida que revela um país com estruturas governamentais consolidadas, formalmente democrático e com boas taxas de crescimento econômico. Por outro lado, o combate à pobreza, a consolidação da pacificação social, a necessidade de maior participação popular na política e a redução da dependência de sua economia em relação ao petróleo seguem sendo desafios não resolvidos e, em grande medida, externalidades provocadas pela própria ONU.pt
dc.description.abstractIn December 2012, after thirteen years, three mandates of peace operations and two mandates of political missions, the UN withdrew from the territory of Timor-Leste in a rather discreet manner. At that moment, a cycle of the Organization's participation in the political and economic life of that country, which began with the 1999 episodes of violence, occurred when pro-Indonesian militiamen tried to impede the political process of self-determination of the Timorese people. Inheriting a country with its destroyed infrastructure and more than a quarter of its population refugee or internally displaced, the UN not only pacified the territory but also undertook a Post-conflict Peacebuilding (PCPB) process, where its participation ranged from full exercise of all sovereign powers pertaining to the government functions of any State to the support of highly specialized advisers for the independent government of Timor-Leste. The final balance of this participation is positive insofar as it reveals a country with consolidated government structures, formally democratic and good rates of economic growth. On the other hand, the fight against poverty, the consolidation of social pacification, the need for greater popular participation in politics and the reduction of dependence of its economy on oil remain unresolved challenges and, to a large extent, externalities caused by the UN itself.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPolítica internacionalpt_BR
dc.subjectUnited Nations (UN)en
dc.subject"Post-conflict Peacebuilding" (PCPB)en
dc.subjectOrganizações internacionaispt_BR
dc.subjectPeacekeeping operationsen
dc.subjectGuerrapt_BR
dc.subjectPazpt_BR
dc.subjectGeopolíticapt_BR
dc.subjectTimor Lestept_BR
dc.titleA efetividade das operações de paz da ONU na consecução das atividades de “Post-Conflict Peace Building” (PCPB) pela análise da questão do Timor Leste : cumpre o que promete?pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001078044pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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