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dc.contributor.advisorKindlein Junior, Wilsonpt_BR
dc.contributor.authorBressan, Felixpt_BR
dc.date.accessioned2019-01-31T02:33:22Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188463pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo divide-se em dois caminhos construtivos: elaboração de entidades definidas como superfícies e estruturação de volumetrias por meio da reconfiguração espacial a partir dessas superfícies. Para esse fim, foram adotadas estratégias de sistemas de modelagem generativa e parametrizações associativas. A partir dessas estratégias, foram estruturados vários procedimentos teórico-metodológicos e técnico-operativos, que resultaram na criação de possibilidades expressivas e inovadoras pelo desenvolvimento de regras simbólicas e possibilidades de geração de uma estética generativa. Os conhecimentos de construção de sistemas concebidos para a presente pesquisa poderão ser empregados em campos distintos que possuam, como paradigma, a criatividade projetual como uma de suas balizas, como, por exemplo, as Artes Visuais, a Arquitetura e o Design. Na pesquisa, foram utilizados métodos tradicionais de montagem das obras, aliados à fabricação digital por meio das tecnologias de corte a laser, impressão 3D e fresagem CNC. Ao desenvolver novas possibilidades de correspondência entre as Artes Visuais e o Design, neste projeto de Doutorado na área de design generativo, aprofunda-se a pesquisa acadêmica dos temas correlatos a ambas as áreas, e, finalmente, estruturam-se e, ao mesmo tempo, consolidam-se e ampliam-se conceitos referentes à pesquisa de superfícies e à construção de volumetrias de objetos pela busca de inovação das suas possibilidades expressivas.pt
dc.description.abstractThe following study is divided into two constructive paths: elaboration of entities such as surfaces and volumetric structuring through spatial reconfiguration from these surfaces. To reach this goal were adopted generative modeling systems and associative parametrization strategies. From these strategies, several theoretical-methodological and technical-operative procedures were structured, which have resulted in the creation of expressive and innovative possibilities through the development of symbolic rules and possibilities for the generation of a generative aesthetic. The knowledge of building systems designed for the present research may be employed in different fields that have, as a paradigm, the projectual creativity as one of their beacons, such as Visual Arts, Architecture and Design. In the research, were used traditional methods for the works assembly together with digital production via laser cutting, 3D printing and CNC milling. By developing new possibilities matching Visual Arts and Design, in this generative design area Ph.D. project, the academic research gets deeper into the themes related to both these areas, and finally, structures itself while consolidating and widening the concepts related to the surfaces research of the volumetric construction of objects through the search for innovation of its expressive possibilities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign & Technologyen
dc.subjectDesign de superfíciept_BR
dc.subjectSurface Designen
dc.subjectVolumetriapt_BR
dc.subjectVisual Arts - Sculptureen
dc.subjectSurface & Volumetricen
dc.subjectGenerative Strategiesen
dc.titleDesign e tecnologia : estratégias generativas expressivas em superfície e volumetriapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coTeixeira, Fabio Goncalvespt_BR
dc.identifier.nrb001085609pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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