Now showing items 1-11 of 11

    • Argumentação e prova matemática com geometria dinâmica 

      Notare, Márcia Rodrigues; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo (2018) [Journal article]
      Neste trabalho se discute a contribuição proporcionada pelo uso do software de geometria dinâmica GeoGebra na solução de problemas de geometria que exigem argumentar e provar em matemática. Denominados de caixas-pretas, ...
    • Desenvolvimento do Pensamento Espacial com a Geometria da Tartaruga 

      Notare, Márcia Rodrigues; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo (2018) [Journal article]
      Neste trabalho se discute o desenvolvimento do pensamento espacial de estudantes de matemática em processo de elaboração de programas no ambiente Logo com base na epistemologia do espaço de Jean Piaget. No estudo foram ...
    • O ensino de equações do primeiro grau à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa : uma proposta sobre a noção de equivalência como conceito subsunçor 

      Hummes, Viviane Beatriz; Breda, Adriana; Notare, Márcia Rodrigues (2018) [Journal article]
      Este trabalho tem a intenção de apresentar alguns resultados de um estudo sobre a utilização do conceito de equivalência como conceito subsunçor, fundamental para o desenvolvimento da Aprendizagem Significativa de equações ...
    • Gênese instrumental do GeoGebra na formação de professores 

      Basso, Marcus Vinicius de Azevedo; Notare, Márcia Rodrigues (2017) [Journal article]
      Este artigo apresenta a análise do processo de gênese instrumental pessoal a partir de atividades de geometria dinâmica desenvolvidas no Curso de Especialização Matemática - Mídias Digitais - Didática do Programa de ...
    • Gênese instrumental pessoal e conceitos matemáticos em processo de criação com o GeoGebra 

      Notare, Márcia Rodrigues; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo (2017) [Journal article]
      Neste trabalho discute-se o papel do processo de gênese instrumental pessoal na criação de atividades que exploram o conceito de funções em suas diferentes representações. Discute-se também o papel da compreensão de noções ...
    • Geometria dinâmica 3D : novas perspectivas para o pensamento espacial 

      Notare, Márcia Rodrigues; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo (2016) [Journal article]
      Neste trabalho se discute possibilidades de contribuição do uso de ferramentas de Geometria Dinâmica 3D na aprendizagem de conceitos e na resolução de problemas de Geometria Espacial. A partir da resolução de problemas ...
    • Isometrias e Geogebra : o papel do arrastar na construção de conceitos 

      Dickel, Marlei Tais; Notare, Márcia Rodrigues (2018) [Journal article]
      Neste trabalho discute-se o potencial dos ambientes de geometria dinâmica para a construção de conceitos de isometrias. Debate-se o papel da ação de arrastar na manipulação de atividades dinâmicas sobre isometrias com a ...
    • Parâmetros no GeoGebra : um estudo sobre a circunferência 

      Carlos, Marciane Linhares; Notare, Márcia Rodrigues (2016) [Journal article]
      Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede privada da grande Porto Alegre, na qual o objetivo foi analisar as contribuições do software GeoGebra no estudo da ...
    • Pensar-com tecnologias digitais de matemática dinâmica 

      Basso, Marcus Vinicius de Azevedo; Notare, Márcia Rodrigues (2015) [Journal article]
      Nesse artigo analisa-se o papel do uso dos recursos digitais de matemática dinâmica na construção de conceitos a partir da resolução de situações-problemas propostos a um grupo de estudantes de curso de Informática na ...
    • O processo de Gênese Instrumental do GeoGebra 3D em alunos do Ensino Médio Normal/Magistério 

      Bussolotto, Débora; Notare, Márcia Rodrigues (2018) [Journal article]
      Neste artigo descreve-se um estudo realizado com alunos do 3º ano do Ensino Médio Normal/Magistério de uma instituição pública na cidade de Nova Prata/RS, com o objetivo de analisar o processo de gênese instrumental pessoal ...
    • Sistema para a aprendizagem de demonstrações da geometria euclidiana plana : LEEG 

      Notare, Márcia Rodrigues; Diverio, Tiaraju Asmuz (2003) [Journal article]
      O presente artigo apresenta o sistema para a aprendizagem de demonstrações da Geometria Euclidiana Plana LEEG (Learning Environment on Euclidean Geometry). Esse sistema foi formalizado e implementado sobre o protocolo de ...