Recent Submissions

  • Com olhos da suspeita : Nietzsche e o estatuto da experiência em educação 

    Costa, Luciano Bedin da; Oliveira, Cláudio José de (2011) [Introductory and closing remarks]
    Este artigo faz uma leitura do cotidiano educacional através da filosofia de Friedrich Nietzsche (1844-1900), discutindo conceitos como: niilismo, ressentimento, má consciência, força e vontade de potência. A teoria ...
  • O corpo : inscrições do campo biológico e do cotidiano 

    Souza, Nádia Geisa Silveira de (2005) [Journal article]
    Neste artigo, interrogo aquilo que habitualmente pensamos ser o corpo - um fenômeno puramente biológico - e chamo a atenção para a existência de outros discursos e práticas sociais que circulam e se correlacionam na trama ...
  • Mudanças recentes (1988-2018) em áreas livres de gelo nas ilhas Nelson e Rei George, Antártica Marítima 

    Oliveira, Manoela Araujo Gonçalves de; Rosa, Kátia Kellem da; Petsch, Carina; Vieira, Rosemary; Casanova, Felipe (2021) [Journal article]
    O objetivo deste trabalho é comparar as variações dos lagos e geleiras apresentadas por diferentes setores de áreas livres de gelo nas ilhas Rei George (IRG) e Nelson (IN) no período 1988-2018. Os lagos foram agrupados por ...
  • Editorial : discursos, cultura e currículo 

    Fischer, Rosa Maria Bueno (2005) [Introductory and closing remarks]
  • Poéticas do virtual e os processos de subjetivação 

    Fonseca, Tania Mara Galli (2005) [Journal article]
    Os enredamentos conceituais que se colocam neste texto, situam-se numa espécie de entre disciplinar, no caso, entre informática, filosofia e psicologia. Considera-se que os modos de produção digital propostos pelas NTCI ...
  • Subjetividade e enunciação 

    Schäffer, Margareth (1999) [Journal article]
    Este artigo discute algumas concepções acerca do sujeito e da subjetividade, interrogando o lugar que estes ocupam em alguns discursos contemporâneos. As questões suscitadas por esta discussão dizem respeito, em primeiro ...
  • Manual de auto-ajuda para intelectuais da educação : 60 maneiras de responder a pergunta : "o que fazer após a orgia?" 

    Corazza, Sandra Mara (1998) [Journal article]
    Já não era sem tempo! Finalmente, surge no mercado editorial esse pequeno -mas "definitivo" -manual de auto-ajuda. Destinado às educadoras e educadores que trabalham desde a perspectiva pós-estruturalista/pós-modemista, ...
  • Re-significações de vida e de morte : delimitando modos de educar 

    Vargas, Mara Ambrosina de Oliveira; Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann (2003) [Journal article]
    Neste artigo discutimos a dimensão educativa de um processo que denominamos de "ciborguização da enfermeira" a partir da análise do deslocamento das fronteiras entre vida e morte na contemporaneidade. Com base nos Estudos ...
  • Efeitos de poder e verdade do discurso da educação matemática 

    Bampi, Lisete Regina (1999) [Journal article]
    A partir da perspectiva pós-estruturalista, com forte atenção para a produção de Michel Foucault, analiso e descrevo o discurso da Educação Matemática. Partindo da regularidade com que esse discurso vem sendo enunciado ...
  • Os meninos 

    Lopes, Maura Corcini; Veiga-Neto, Alfredo José da (2004) [Journal article]
    A partir da conhecida fotografia de Robert Doisneau –publicada na capa da obra coletiva organizada Compère (1997) e que retrata três meninos sentados que parecem aguardar o fim de uma aula – e tomando como referência o ...

View more