Browsing Applied and Social Sciences by Subject "Rádio (Comunicação)"
Now showing items 1-10 of 10
-
O comentário esportivo no rádio de Porto Alegre : uma proposta de periodização histórica
(2018) [Journal article]Apresenta uma proposta de periodização histórica do comentário esportivo no rádio de Porto Alegre, baseando-se em parâmetros para esse tipo de estudo propostos por Agnes Heller (1997). Considera, para tanto, como pontos ... -
O de lá e o de cá : apontamentos para uma categorização do conteúdo das emissoras comerciais brasileiras com base na influência do rádio dos Estados Unidos
(2013) [Journal article]Proposta de categorização do conteúdo radiofônico, considerando quatro níveis de planejamento: (1) o do segmento, (2) o do formato, (3) o da programação e (4) o do conteúdoem si, este último normalmente organizado na forma ... -
Estruturação da mercadoria das emissoras comerciais sob a convergência : apontamentos para uma economia política da indústria radiofônica
(2014) [Journal article]Com base na economia política da comunicação, este artigo identifica as alterações ocorridas, ao longo do tempo, na conformação da mercadoria oferecida pelas emissoras comerciais. Apoia-se na argumentação de Dallas Smythe ... -
A expressão radiofônica de uma cartografia sonora : estudo da série Porto Alegre, Paisagens Sonoras
(2007) [Journal article]Este artigo discute a relação entre o rádio e a cidade a partir da análise do projeto Porto Alegre: paisagens sonoras, desenvolvido entre 2005 e 2007, pelos alunos do Curso de Jornalismo na Faculdade de Biblioteconomia e ... -
Guia para jovens ouvintes : a cidade radiofônica de Walter Benjamin
(2021) [Journal article]Este artigo analisa a série radiofônica berlinense produzida pelo filósofo Walter Benjamin, na Rádio Berlim, em 1930. Produção pouco explorada até recentemente na fortuna crítica sobre o autor, relaciona-se a série com o ... -
Inquietudes e tensionamentos : pistas para a compreensão do futuro do rádio comercial em sua fase de convergência
(2015) [Journal article]Este artigo busca amparo teórico na economia política da comunicação para analisar as perspectivas do rádio comercial brasileiro em sua fase de convergência. Objetiva demonstrar o equívoco da sobrevalorização da tecnologia ... -
O Mercosul no rádio : o caso de Porto Alegre
(1999) [Journal article]Com o objetivo de verificar se o tema MERCOSUL faz parteda pauta do rádio, o presente trabalho propõe-se a analisar a presença dos temas relativos ao Mercado Comum do Sul nas emissoras de cunho jornalístico/cultural de ... -
Ponderações sobre o exercício de outorgas de rádio em um cenário de crise institucional: ameaças à democracia, instabilidade econômica e pandemia de covid-19
(2022) [Journal article]Formula um tipo ideal para estudar o exercício de outorgas de rádio por emissoras comerciais – especialmente as dedicadas ao jornalismo ou que afirmam fazê-lo – em um cenário de crise institucional, ameaças ao Estado ... -
O rádio antes do rádio : o Brasil como mercado para a indústria eletroeletrônica (1910-1920)
(2018) [Journal article]O texto analisa demonstrações das tecnologias de comunicação por ondas eletromagnéticas realizadas pela indústria eletroeletrônica estrangeira no Brasil e relacionadas com interesses estratégicos dos governos da Alemanha, ... -
Rádio contemporâneo : o modelo de negócio e o poder de referência do meio sob tensão
(2019) [Journal article]Reflexão sobre o rádio na contemporaneidade face aos desafios provocados pelas redes sociais e pela aparente perda de influência dos meios de comunicação tradicionais em relação a grupos de compartilhamento de conteúdo nos ...