Now showing items 1-13 of 13

    • Apresentação 

      Sanseverino, Antônio Marcos Vieira; Scheffel, Marcos Vinícius (2013) [Introductory and closing remarks]
    • Apresentação 

      Sanseverino, Antônio Marcos Vieira; Tettamanzy, Ana Lúcia Liberato (2010) [Introductory and closing remarks]
    • Apresentação do número 43 dos Cadernos do IL : estudos literários para além da trivialidade cotidiana 

      Sanseverino, Antônio Marcos Vieira; Barberena, Ricardo Araujo (2011) [Introductory and closing remarks]
    • Entre o narrador e matéria narrativa : notas de leitura de O cortiço 

      Sanseverino, Antônio Marcos Vieira (2019) [Journal article]
      Antonio Candido identifica em O Cortiço, de Aluísio Azevedo, um descompasso entre a narração e a intriga. O narrador seria um homem branco, livre, brasileiro que olharia com desprezo para negros e portugueses. Ao preconceito, ...
    • Esquisitas e desmioladas : o narrador, o adultério e a representação feminina no conto machadiano 

      Sanseverino, Antônio Marcos Vieira (2017) [Journal article]
      No presente ensaio, a partir da leitura de dois contos de Machado de Assis, é analisada e discutida a representação feminina no conto realista, de um lado, e uma teoria do gênero elaborada de forma alegórica, de outro. ...
    • Libertinagem, libertação e uma tensão dialética no cotidiano : algumas notas sobre a lírica de Manuel Bandeira 

      Sanseverino, Antônio Marcos Vieira (2018) [Journal article]
      Tendo “Evocação de Recife” como ponto de partida, o presente artigo analisa a Poética de Libertinagem, de Manuel Bandeira, no esforço de caracterizar um paradoxo fundante da lírica presente neste livro: libertação / ...
    • Melancia - coco verde ou Melancia, coco mole? 

      Sanseverino, Antônio Marcos Vieira (2012) [Journal article]
      O presente artigo analisa Contos Gauchescos, de Simões Lopes Neto, enquanto produto da tensão entre o projeto de folclore regional (subtítulo da primeira edição do livro) e de criação literária de Blau Nunes. A partir da ...
    • Memórias póstumas : o narrador diletante e o leitor 

      Sanseverino, Antônio Marcos Vieira (2012) [Journal article]
      O romance de Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas, se constrói na dimensão do livro, tematizando procedimentos de escrita, formato de edição, possíveis leitores, diferentes reações de leitura. A partir dessa ...
    • Miguilim, uma surra em todos nós? 

      Sanseverino, Antônio Marcos Vieira (2017) [Journal article]
      Em Campo Geral, primeira novela de Corpo de Baile (1956), Guimarães Rosa, há uma tensão entre ficção moderna e recuperação da narrativa arcaica, bem como entre ingenuidade e maturidade. Na personagem de Miguilim, encontramos ...
    • Poesia itinerante do Trem da Serra 

      Sanseverino, Antônio Marcos Vieira (2011) [Journal article]
      O presente artigo analisa a obra Trem da Serra (1928), de Ernani Fornari. O ponto de partida é o problema das diferentes manifestações modernistas no Brasil, na década de 20. A leitura da obra parte de outras expressões ...
    • O poeta e o crítico, diálogo entre Drummond e Candido 

      Sanseverino, Antônio Marcos Vieira (2008) [Journal article]
      O presente artigo estuda a leitura da obra de Carlos Drummond de Andrade, realizada por Antonio Candido. O poeta mineiro é visto como figura exemplar da poesia brasileira que se constitui nos anos 30, enquanto sistema ...
    • A presença de escravos em alguns contos de Machado de Assis 

      Sanseverino, Antônio Marcos Vieira (2018) [Journal article]
      A escravidão é o nexo fundamental para pensar a literatura brasileira do século XIX. Na prosa machadiana, esse nexo histórico foi evidenciado por diferentes críticos (CHALHOUB, 2003, 2012; GLEDSON, 2006; SCHWARZ, 2000). ...
    • Sobre a categoria da mediação em Adorno 

      Sanseverino, Antônio Marcos Vieira (2008) [Journal article]
      O presente estudo toma como centro o modo como Theodor Adorno define a mediação entre arte e sociedade. O passo seguinte é verificar o modo como essa categoria aparece em diversos ensaios do autor: ensaio como forma; ...