Now showing items 1-8 of 8

    • As contribuições das pesquisas em terminologia para a formação do tradutor 

      Bevilacqua, Cleci Regina; Reuillard, Patrícia Chittoni Ramos (2011) [Journal article]
      Ser um profissional competente em tradução requer não apenas a experiência prática dessa tarefa, mas também uma formação em que teoria e prática se relacionem. Nessa relação, é fundamental o papel da pesquisa, posto que ...
    • A especificidade da enunciação escrita em textos acadêmicos 

      Nunes, Paula Ávila; Flores, Valdir do Nascimento (2012) [Journal article]
      O artigo tem por objetivo o estudo de algumas características que conferem à enunciação escrita um estatuto particular em meio aos fenômenos enunciativos. Tal empreitada é realizada por meio da análise de textos produzidos ...
    • O impacto do bi/multilinguismo sobre o potencial criativo em sala de aula : uma abordagem via teoria dos sistemas dinâmicos 

      Zimmer, Márcia Cristina; Alves, Ubiratã Kickhöfel (2014) [Journal article]
      Este artigo, a partir de uma perspectiva de aquisição de linguagem baseada na Teoria dos Sistemas Dinâmicos, destaca o impacto do bi/multilinguismo na construção do conhecimento. Focalizaremos, em nossa discussão, sobretudo ...
    • Laim em AVAs : sugestões de atividades 

      Quednau, Laura Rosane (2014) [Journal article]
      Para ensinar latim em aulas da graduação e em cursos de extensão para a comunidade em geral, utilizamos a série didática Lingua Latina per se illustrata, que possibilita aquisição de vocabulário, compreensão das construções ...
    • A literatura no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 

      Fischer, Luís Augusto; Luft, Gabriela Fernanda Cé; Guadagnin, Marcelo Frizon; Leite, Carlos Augusto Bonifácio; Lucena, Karina de Castilhos; Vianna, Carla Cristiane Martins; Weller, Daniel (2012) [Journal article]
      Este artigo analisa as questões de Literatura presentes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 1998 e 2010. O trabalho consistiu em perguntar que autores e livros de literatura são requisitados em questões ...
    • O que seria uma gramática da enunciação? : a proposta de uma análise transversal 

      Flores, Valdir do Nascimento (2013) [Journal article]
      Este texto apresenta uma proposta de abordagem da enunciação que busca estudar a língua em diferentes níveis da análise linguística. Desenvolve-se o conceito de transversalidade enunciativa cuja característica primordial ...
    • Sobre a importância de ensinar expressões idiomáticas 

      Termignoni, Susana; Finatto, Maria José Bocorny (2017) [Journal article]
      Este artigo está inserido no âmbito de duas vertentes da Fraseologia Contrastiva: a Fraseografi a Bilíngue e a Fraseodidática, tendo como foco uma subcategoria das unidades fraseológicas – as expressões idiomáticas. Neste ...
    • Versos em tradução : algumas considerações sobre o ensino e a tradução de poemas 

      Becker, Elizamari Rodrigues (2011) [Journal article]
      A tradução de poemas é um tópico que precisa ser mais bem dimensionado dentro dos currículos de ensino de tradução, tornando-se objeto menos incidental e mais inserido no centro das preocupações pedagógicas. Diferentemente ...