A participação de uma aluna com necessidades educacionais especiais em atividades colaborativas em grupo
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2018Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
A educação inclusiva busca permitir que todos os estudantes tenham suas necessidades atendidas e possam participar efetivamente da construção do cenário escolar. Este estudo microetnográfico investiga como uma turma de 7º ano de uma escola municipal de Ensino Fundamental da rede pública de Porto Alegre inclui uma aluna com necessidades educacionais especiais nas atividades colaborativas em grupo. Como extensão do projeto de pesquisa de Stein (2015), que buscou observar como se dá a construção d ...
A educação inclusiva busca permitir que todos os estudantes tenham suas necessidades atendidas e possam participar efetivamente da construção do cenário escolar. Este estudo microetnográfico investiga como uma turma de 7º ano de uma escola municipal de Ensino Fundamental da rede pública de Porto Alegre inclui uma aluna com necessidades educacionais especiais nas atividades colaborativas em grupo. Como extensão do projeto de pesquisa de Stein (2015), que buscou observar como se dá a construção do conhecimento em atividades pedagógicas colaborativas realizadas em grupo em uma sala de aula de sétimo ano, dá-se continuidade a esse olhar para as atividades em grupo. O foco específico, no entanto, é a inclusão de uma aluna com necessidades educacionais especiais, de modo a mostrar como ela participa dessas atividades, tendo em vista que a escola tem como princípios norteadores da prática que “O trabalho em grupo qualifica a aprendizagem”, “Todos podem aprender” e “Diferença não é deficiência” (PERSCH et al., 2006). Para tanto, procedeu-se à visualização de mais de 12 horas, das 90 horas geradas por Stein (2015), dos registros audiovisuais e segmentação de ocorrências, que a seguir foram transcritas e submetidas a análise sequencial e multimodal à luz da perspectiva teórico-metodológica da Microetnografia (GARCEZ, 2017) e da Análise da Conversa Etnometodológica (LODER; JUNG, 2008). Apresentam-se aqui dois segmentos selecionados que ilustram essa participação: o primeiro é representativo de um conjunto de sete ocorrências e apresenta uma interação inclusiva; o segundo segmento é a única ocorrência de interação excludente. Nesse sentido, esta análise mostra como as políticas de inclusão se concretizam dentro da sala de aula de uma escola pública e como essa escola concretiza seu Projeto Político-Pedagógico na prática. ...
Abstract
Inclusive education seeks to enable all students to have their needs met and to participate effectively in the construction of their own schooling. This microethnographic study investigates how a Grade 7 class at an elementary school within the municipal public school system of Porto Alegre manages to include a special educational needs student in their collaborative groupwork activities. Extending Stein's (2015) research which examined the construction of knowledge in collaborative groupwork a ...
Inclusive education seeks to enable all students to have their needs met and to participate effectively in the construction of their own schooling. This microethnographic study investigates how a Grade 7 class at an elementary school within the municipal public school system of Porto Alegre manages to include a special educational needs student in their collaborative groupwork activities. Extending Stein's (2015) research which examined the construction of knowledge in collaborative groupwork activities in this Grade 7 classroom, we sought to observe the inclusion of special educational needs students, since the school ‘s guiding pedagogical principles state that "Group work qualifies learning", "Everyone can learn" and "Difference is no handicap" (PERSCH et al., 2006). Of the 90 hours of audiovisual records of classroom interaction generated by Stein (2015), 12 hours were examined in detail for this study, and eight interactional segments were identified in which the focal student’s participation was particularly foregrounded. These segments were then transcribed and submitted to sequential and multimodal analyses inspired by microethnographic (GARCEZ, 2017) and conversation analytic (LODER and JUNG, 2008) theoretical-methodological perspectives. Two selected segments are analyzed and discussed to illustrate such participation: the first is representative of a set of seven occurrences resulting in the student’s inclusion to complete the pedagogical activity; the second segment is the only occurrence in which she was excluded from full participation. The analyses thus show how policies of inclusion do take place within this public school classroom and how this school makes good on its Political-Pedagogical Project. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Inglês: Licenciatura.
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