A arte transgressiva como gênese da ressignificação do campo artístico
View/ Open
Date
2019Author
Advisor
Academic level
Master
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Nesta dissertação gravita-se em torno do campo da arte. Ao redor deste existe um conjunto de objetivos gerais, assim: entender o sistema da arte, determinados exemplos de arte subversiva e o campo da estética. Os objetivos específicos surgem como satélites da pesquisa, a saber: os sistemas simbólicos, os sistemas discursivos, as relações de poder e dominância, a autonomia da arte, a transgressão na arte e o regime estético da arte. O norte do estudo direciona-se aos objetos de pesquisa, os quai ...
Nesta dissertação gravita-se em torno do campo da arte. Ao redor deste existe um conjunto de objetivos gerais, assim: entender o sistema da arte, determinados exemplos de arte subversiva e o campo da estética. Os objetivos específicos surgem como satélites da pesquisa, a saber: os sistemas simbólicos, os sistemas discursivos, as relações de poder e dominância, a autonomia da arte, a transgressão na arte e o regime estético da arte. O norte do estudo direciona-se aos objetos de pesquisa, os quais são: o Salão dos Recusados; o movimento Dadá; o grupo Voina, e a Pichação. Esse material teórico movimenta as questões da análise como, quais fatores levam o campo da arte a legitimar manifestações de arte que estão fora do circuito? Quais são as mudanças e as contribuições que os trabalhos artísticos transgressivos trazem ao universo da arte? Para contestar estes itens utiliza-se a pesquisa bibliográfica e a hermenêutica como metodologias. A pesquisa parte de três pilares (capítulos), tais como: o campo da arte, a arte subversiva e a estética. Além do mais desmembra estes termos, até assimilar a energia motora do campo da arte (o exercício do poder e da dominância). Também empenha-se nas consequências que as linguagens subversivas trouxeram ao campo e em decorrência para a ciência estética. Este estudo sustenta-se teoricamente, principalmente, através das obras de Argan, Baudrillard, Bourriaud, Bourdieu, Canclini, Foster, Foucault, Rancière, Cauquelin, entre outros. ...
Abstract
This dissertation gravitates around of the art field. Approximately of it, have been a whole of general goals, thus: figure out art system, subversives artistic expressions, and aesthetic field. The specific goals arises like satellites of research, namely: symbolics systems, discursive systems, dominance and power relations, autonomy of art, transgression and aesthetic regime of art. The study is directed to the objects of research, whom: Exhibitions of Rejects; Dadaism; Voina group and Graffi ...
This dissertation gravitates around of the art field. Approximately of it, have been a whole of general goals, thus: figure out art system, subversives artistic expressions, and aesthetic field. The specific goals arises like satellites of research, namely: symbolics systems, discursive systems, dominance and power relations, autonomy of art, transgression and aesthetic regime of art. The study is directed to the objects of research, whom: Exhibitions of Rejects; Dadaism; Voina group and Graffiti. This theoric material is on the move the analysis questions, such as, which factors takes the art field to legitimize art manifestations that are out of circuit. Which are the changes and contributions that transgressives artworks brings to art universe. To contest these items it use bibliographical research and the hermeneutics as methodologie. The research stems from three pillars (chapters), such as, art field, subversive art and aesthetic, and it rises dismembering these terms until assimilate the art system motor energy and its autonomy; tensionament validation and consequences of subversives languages to the field and the result to the aesthetic science. This study is theoretically sustained mainly through works of Argan, Baudrillard, Bourriaud, Bourdieu, Canclini, Foster, Foucault, Rancière, among others. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Collections
-
Visual Arts (408)
This item is licensed under a Creative Commons License
