As perspectivas da profissão contábil : uma análise da formação e das exigências do mercado de trabalho na visão dos concluintes do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
View/ Open
Date
2014Advisor
Academic level
Graduation
Title alternative
Prospects of accounting profession : an analysis of training and labour market requirements the vision of accounting sciences course of the Deferal University of Graduating Rio Grande do Sul (UFRGS)
Abstract in Portuguese (Brasil)
O profissional contábil deve ter total conhecimento de suas competências, bem como definidas as capacidades de avaliar, analisar e apresentar alternativas para diversas questões do dia-a-dia das empresas. Nesse sentido, surgem questionamentos em relação à formação acadêmica em contabilidade, às exigências atuais do mercado de trabalho e aos aspectos que são pertinentes para o sucesso da formação e atuação profissional. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar as percepções dos formandos de C ...
O profissional contábil deve ter total conhecimento de suas competências, bem como definidas as capacidades de avaliar, analisar e apresentar alternativas para diversas questões do dia-a-dia das empresas. Nesse sentido, surgem questionamentos em relação à formação acadêmica em contabilidade, às exigências atuais do mercado de trabalho e aos aspectos que são pertinentes para o sucesso da formação e atuação profissional. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar as percepções dos formandos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) quanto às exigências do mercado de trabalho, comparando tais demandas e o alinhamento à formação acadêmica. Busca-se identificar e analisar eventuais deficiências do ensino que comprometem a inserção no mercado de trabalho dos futuros profissionais contadores. Com relação aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa classifica-se como qualitativa, quantitativa e de levantamento (Survey). Foi realizada por meio de um questionário aplicado aos concluintes do curso de Ciências Contábeis da UFRGS (50 alunos pré-formandos), totalizando uma amostra de 43 respondentes. Os principais resultados da pesquisa apontam que os concluintes sentem-se parcialmente preparados para ingresso no mercado de trabalho da área contábil e, em relação às dificuldades encontradas, o principal fator evidenciado nesse quesito foi a inexperiência profissional na área. No tocante à relação do ensino, acredita-se que existem lacunas entre a teoria e a prática. Observa-se ainda que o principal motivo pela escolha do curso diz respeito às boas oportunidades de atuação no mercado de trabalho. ...
Abstract
The accounting professional must have full knowledge of their skills, and the ability to assess, analyze and introduce alternatives for several issues in the daily routine of the companies. In that sense, the question is: in relation to academic education in accounting and the current demands of the labor market, in the matters which are relevant to the success of such training and performance. The objective of this research is to analyze the perceptions of trainees Accounting Sciences, Federal ...
The accounting professional must have full knowledge of their skills, and the ability to assess, analyze and introduce alternatives for several issues in the daily routine of the companies. In that sense, the question is: in relation to academic education in accounting and the current demands of the labor market, in the matters which are relevant to the success of such training and performance. The objective of this research is to analyze the perceptions of trainees Accounting Sciences, Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), for the demands of the labor market, compared to these demands are aligned with their academic training in order to identify and analyze any shortcomings of teaching that compromise the inclusion in future professionals of the labor market counters. Regarding the methodological procedures, this research is classified as qualitative, quantitative and survey (Survey), through a questionnaire administered to graduating in Accounting from UFRGS (totaling 50 graduating students), totalizing 43 respondents. The main results of this research indicated that graduates feel partially prepared to enter the labor market accounting area and, in relation to the difficulties encountered, the main factor evidenced in this regard was the professional inexperience in the area. Regarding the relationship of teaching, it is believed that there are gaps between theory and practice. They also observed that the main reason for the choice of the course concerns the good performance opportunities in the labor market. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Contábeis.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License