Ensino por conteúdos versus ensino por competências concepções pedagógicas dos professores de matemática do Colégio Militar de Porto Alegre
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Date
2019Advisor
Academic level
Doctorate
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta tese tem por objetivo investigar os motivos pelos quais a pedagogia das competências ainda não foi implementada com sucesso no ensino de matemática do Colégio Militar de Porto Alegre, apesar das determinações institucionais em vigor desde 2013. Para tal, analiso as concepções pedagógicas e epistemológicas dos professores de matemática do Colégio, entrevistados em 2018, acerca do Ensino por Competências e outros conceitos relacionados a esse tema, tais como conteúdos do ensino, gestão curri ...
Esta tese tem por objetivo investigar os motivos pelos quais a pedagogia das competências ainda não foi implementada com sucesso no ensino de matemática do Colégio Militar de Porto Alegre, apesar das determinações institucionais em vigor desde 2013. Para tal, analiso as concepções pedagógicas e epistemológicas dos professores de matemática do Colégio, entrevistados em 2018, acerca do Ensino por Competências e outros conceitos relacionados a esse tema, tais como conteúdos do ensino, gestão curricular, avaliação e interação com os alunos. Tomando como ponto de partida minha própria experiência como professor no Colégio, descrevo o modelo de ensino por conteúdos, historicamente predominante na instituição e ainda utilizado atualmente. O texto narra as tentativas de transição entre este modelo e a pedagogia por competências, oficialmente em vigor desde 2013. Analiso os documentos institucionais e suas principais referências bibliográficas, concluindo que o modelo proposto para o SCMB é o construtivista. Exponho as principais características do construtivismo piagetiano e apresento algumas propostas para a implementação de metodologias ativas para o ensino de matemática. Transcrevo os principais trechos das entrevistas e, em seguida, analiso as falas com base no referencial teórico, a fim de identificar os modelos pedagógicos e epistemológicos manifestados por cada docente. Em seguida, exponho minhas próprias concepções epistemológicas e pedagógicas. Concluo que algumas concepções epistemológicas empiristas e aprioristas, marcantes nos discursos docentes, obstruem a implementação de uma pedagogia construtivista. Por fim, identifico algumas outras causas para a persistência do modelo pedagógico transmissivo, ainda em vigor no CMPA, e aponto para alguns caminhos, visando a sua superação. ...
Abstract
This thesis aims to analyze the conceptions of teachers of mathematics of the Military School in Porto Alegre, interviewed about Competency-based teaching and others related concepts, such as teaching contents, curriculum, evaluation and interaction with the students. Starting with my own experience as a teacher at Colégio Militar de Porto Alegre, I descbribe the model of Contents-based teaching, historically predominant in the institution, and still applied today. The text express the attempts ...
This thesis aims to analyze the conceptions of teachers of mathematics of the Military School in Porto Alegre, interviewed about Competency-based teaching and others related concepts, such as teaching contents, curriculum, evaluation and interaction with the students. Starting with my own experience as a teacher at Colégio Militar de Porto Alegre, I descbribe the model of Contents-based teaching, historically predominant in the institution, and still applied today. The text express the attempts of transition between this model and the competency-based pedagogy, officially used since 2013; analyzes the institucional documents and their main bibliographical references, concluding that the proposed model to SCMB is constructivist; outlines the main characteristics of Piagetian constructivism and presents some proposals for the implementation of active methodologies for teaching mathematics; transcribes the main excerpts from the interviews and then analyzes the speeches based on the theoretical reference, in order to identify the epistemological and pedagogical models expressed by the teachers. Finally, I expose my own epistemological and pedagogical conceptions, and besides that, I identify some causes for the persistence of the transmissive model, still in force in the CMPA, and I point out some ways to overcomes it. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Collections
-
Humanities (7563)Education (2537)
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