O acrobata da imaginação : o estado psicofísico imanente às técnicas teatrais no trabalho do ator
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Date
2019Author
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Academic level
Master
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Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho, intitulado “O acrobata da imaginação: o estado psicofísico imanente às técnicas teatrais no trabalho do ator”, é o resultado de uma pesquisa de Mestrado sob a forma de um Memorial crítico-reflexivo desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A partir das minhas experiências com a técnica da Acrobacia, inicialmente como ginasta e seguidamente como ator, parto da investigação da utilização de acrobacias no trabalho ...
O presente trabalho, intitulado “O acrobata da imaginação: o estado psicofísico imanente às técnicas teatrais no trabalho do ator”, é o resultado de uma pesquisa de Mestrado sob a forma de um Memorial crítico-reflexivo desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A partir das minhas experiências com a técnica da Acrobacia, inicialmente como ginasta e seguidamente como ator, parto da investigação da utilização de acrobacias no trabalho do ator para indagar sobre a criação de estados psicofísicos imanentes à técnica. A pesquisa tem como objetivo a verificação prática, através da criação artística do espetáculo “O Paradoxo da Queda”. Desta forma, relato minhas vivências acrobáticas na Ginástica de Trampolim e no Sistema de Treinamento “As técnicas corporais do gaúcho e sua relação com a performance do ator-bailarino” para estabelecer um paralelo, sob a perspectiva da Antropologia Teatral de Eugenio Barba, da prática acrobática como treinamento de princípios do trabalho do ator. Em seguida, descrevo o processo de criação cênica do espetáculo mencionado para a verificação destes princípios em uma experimentação prática e o desenvolvimento do movimento acrobático como linguagem cênica, através dos conceitos de acrobacia dramática e de transposição das técnicas de treinamento para a representação de Jacques Lecoq. Associando às cenas desta peça teatral, reflito sobre os papeis que a Acrobacia pode assumir na cena. Por fim, constato que a pesquisa sobre a técnica da Acrobacia me direcionou à uma investigação acerca do papel das técnicas teatrais em geral no treinamento e criação do ator: a de servir como uma base para a criação de estados psicofísicos e imaginativos. ...
Abstract
The present work, titled "The acrobat of the imagination: the psychophysical state immanent to theatrical techniques in actor’s work", is the result of a Master's research in the form of a critical-reflexive Memorial developed in the Graduate Program of Performing Arts of the Federal University of Rio Grande do Sul. From my experiences with acrobatics, initially as a gymnast and then as an actor, I started an investigation of the use of acrobatics in the work of the actor to inquire about the c ...
The present work, titled "The acrobat of the imagination: the psychophysical state immanent to theatrical techniques in actor’s work", is the result of a Master's research in the form of a critical-reflexive Memorial developed in the Graduate Program of Performing Arts of the Federal University of Rio Grande do Sul. From my experiences with acrobatics, initially as a gymnast and then as an actor, I started an investigation of the use of acrobatics in the work of the actor to inquire about the creation of psychophysical states immanent to the technique. The research aims at a practical verification, through the artistic creation of the play “O Paradoxo da Queda” ["The Paradox of Falling"]. In this way, I report my acrobatic experiences in Trampoline Gymnastics and in the Training System "The Gaucho's Body Techniques and their Relationship with the Performance of the Actor-Dancer" to establish a parallel, from the perspective of Eugenio Barba's Theatre Anthropology, of acrobatics use as a training of principles in the actor's work. Then, the process of scenic creation of the mentioned spectacle is described for the verification of these principles in a practical experimentation and the development of the acrobatic movement as a scenic language, through the concepts of dramatic acrobatics and of transposition of the training techniques for the representation of Jacques Lecoq. Associating with the scenes of this play, I reflect on the roles that Acrobatics can take on the scene. Finally, the research on the technique of acrobatics has led me to an investigation about the role of theater techniques in general in the training and creation of the actor: that it serves as a basis for the creation of psychophysical and imaginative states. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Collections
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Performing Arts (219)
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