Formação de professores na UNEMAT : um estudo do curso de pedagogia para educadores do campo
dc.contributor.advisor | Zitkoski, Jaime José | pt_BR |
dc.contributor.author | Müller, José Luiz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-02T03:51:42Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/201266 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente tese analisa o curso de Pedagogia para educadores do campo, uma proposta desenvolvida pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), no campus Sinop, através do programa Parceladas, um de seus programas de formação de professores. O estudo parte da experiência, materializada na proposta de formação desenvolvida pela UNEMAT, e o problema central é: quais as principais transformações que ocorreram na vida desses sujeitos educacionais durante as etapas de formação, bem como em suas experiências docentes na condição de já formados? Além disso, pesquisamos que avaliação fazem os docentes gestores, proponentes e executores da proposta de formação ofertada. Trata-se de um estudo desenvolvido por uma proposta de pesquisa participante para a qual partimos de uma referência teórica enraizada na ideia de universidade popular, que se faz popular ao buscar o espaço de necessidade de formação dos sujeitos educacionais do campo. Esta proposta se constitui no seio dos movimentos sociais do campo, na perspectiva da formação do educador militante e consciente de sua práxis pedagógica. A pesquisa revelou que houve muitas dificuldades para implantar a proposta. Mas, também, nos trouxe o conceito de educadores resilientes, que, para além da resiliência, não concebem as relações pedagógicas das escolas do campo como algo determinada pelos interesses do capital e do agronegócio. Ao contrário, reafirmam a formação docente como construções materializadas em suas histórias de vida construídas na e com a comunidade, na luta, na resistência que produzem a resiliência que é a faculdade do educador do campo não sucumbir ante às adversidades e sempre construir novas alternativas e mantendo a possiblidade viva da mudança, almejando o sentido de uma educação popular emancipadora. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present thesis analyzes the Pedagogy course for countryside educators, a proposal developed by the University of Mato Grosso State (UNEMAT), at the Sinop campus, through the program Parceladas, one of its teacher training programs. The study starts from the experience materialized in the training proposal developed by UNEMAT, and the main problem of the thesis is: what were the main transformations that occurred in these educational people lives during the training stages, as well as in their teaching experiences? In addition, we researched what evaluation do the teaching managers, proponents and executors of proposal training offered. It is a study developed by a participant research proposal, which starting point is a theoretical reference rooted in the idea of popular university, become popular when seeking the space of training needs of the countryside educators. This proposal is constituted within countryside social movements, in the formation perspective of militant educator and conscious of his pedagogical praxis. The survey revealed that there were many difficulties in implementing the proposal. But it has also brought us the resilient educator’s concept, who, far beyond resilience, do not conceive the pedagogical relationships of camp schools as being determined by the capital and agribusiness interests. On the contrary, they reaffirm teacher formation as materialized constructions in their life histories constructed in and with the community, in the struggle, in the resistance that produces the resilience that is the faculty of the countryside educator not to surrender to adversities and always to construct new alternatives and maintaining the living possibility of change, aiming at the meaning of an emancipatory popular education. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação popular | pt_BR |
dc.subject | Popular education | en |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Countryside education | en |
dc.subject | Pedagogy | en |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Resistance | en |
dc.subject | Resiliência | pt_BR |
dc.subject | Resilience | en |
dc.title | Formação de professores na UNEMAT : um estudo do curso de pedagogia para educadores do campo | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001105129 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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