Browsing Journal of the University by Title
Now showing items 377-396 of 402
-
Quem está decidindo?
(2019) [Contribution to periodical]A reportagem aborda o pioneirismo e os desafios do Orçamento Participativo na cidade de Porto Alegre. A capital do Rio Grande do Sul, que já foi referência mundial no assunto, apresenta, atualmente, baixa adesão ao programa. -
A recepção dos calouros
(2019) [Contribution to periodical]Trata do ingresso de cerca de 3,5 mil novos alunos na Universidade e traz informações de serviço aos calouros. -
Recursos para a geração de conhecimento
(2019) [Contribution to periodical] -
Reforma penaliza mais vulneráveis
(2019) [Contribution to periodical]Trata da Reforma Trabalhista e Previdenciária, apontando para o equívoco da ideia de que tais reformas solucionarão o problema da crise econômica sem a adoção de outras estratégias. Assinado por Sonilde Lazzarin, professora ... -
Relatos de atendimento hostil
(2019) [Contribution to periodical]A reportagem aborda as diferentes violências que as mulheres enfrentam na hora do parto. As fontes relatam falta de cuidado e agressões verbais. -
Retrocesso educacional
(2019) [Contribution to periodical]O artigo aborda a obra, a trajetória e a importância de Paulo Freire. Além disso, faz uma breve discussão sobre alguns sinais de retrocessos na educação brasileira. -
O salão, uma resposta ao nosso tempo
(2018) [Contribution to periodical] -
O segundo lar de Luiz
(2018) [Contribution to periodical]Um olhar para a vida de Luiz Pinto Ribeiro, 64, técnico do Laboratório de Pesquisa do Exercício (Lapex), onde trabalha desde 1981, totalizando mais da metade da sua vida de dedicação ao Lapex. Fundado em 1973, o órgão ... -
Sintonia feminina
(2018) [Contribution to periodical]Jane recorda sua vida nos anos 1980, vinda de uma família pobre até chegar a suas pesquisas sobre Educação, Sexualidade e Relações de Gênero, atuando no eixo temático Infâncias, Gênero e Sexualidade. -
Sobre as armas
(2019) [Contribution to periodical] -
Sociedade em envelhecimento
(2019) [Contribution to periodical]Aborda o aumento do envelhecimento populacional, apontando para a diminuição da mortalidade e da fertilidade e mudanças dos modos de produção da sociedade como causas. Reflete sobre a necessidade de uma reestruturação ... -
Tempo de futuro
(2019) [Contribution to periodical] -
Tempo de reencontro e celebração da vida
(2022) [Contribution to periodical] -
Teoria, prática e tradição no campo
(2018) [Contribution to periodical]Promovida pela UFRGS e pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a atividade tem o objetivo de capacitar os profissionais da empresa para trabalhar junto a comunidades remanescentes de quilombos no estado. -
Todos esses novos adoradores do sol
(2019) [Contribution to periodical]O Ensaio produzido por Rochele Zandavalli promove a relação entre o homem e a natureza. A série é uma alegoria neopaganista do retorno à natureza, após um período de enfraquecimento do espírito transtornado pelo artifício. ... -
Uma trajetória pioneira
(2019) [Contribution to periodical]Geni de Sales Dornelles, professora aposentada, relata sua trajetória na Escola de Administração da UFRGS. -
UFRGS na feira
(2018) [Contribution to periodical]Destaque para a presença da universidade na 64ª Feira do Livro. a seguir é destacada a programação em que a UFRGS estará presente. -
UFRGS perde 79 bolsas de pesquisa após cortes da Capes
(2019) [Contribution to periodical]A reportagem aborda os cortes orçamentários na educação e seus efeitos na UFRGS, além de destacar projetos ameaçados e os encaminhamentos feitos para reverter a situação. -
Universidade colorida
(2019) [Contribution to periodical]Aborda a trajetória de pessoas negras na UFRGS, desde a entrada dos técnicos administrativos até a implementação de ações afirmativas para os alunos de graduação. O texto destaca ainda grandes nomes de intelectuais negros ... -
A universidade como instituição de defesa do conhecimento
(2019) [Contribution to periodical]Aborda o papel do conhecimento das universidades na formação de nações e de civilizações. A autora afirma que a educação baseada na ciência possibilita uma sociedade forte e capacita as pessoas para debaterem ideias ...