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dc.contributor.advisorTeixeira, Maria do Rocio Fontourapt_BR
dc.contributor.authorCarneiro, André Guimarãespt_BR
dc.date.accessioned2019-12-27T04:05:17Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/203908pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo principal analisar a contribuição do PIBID/UFRPE em relação ao uso de jogos e atividades lúdicas, como estratégia de ensino na iniciação à docência, na área de conhecimento das ciências da natureza. O marco teórico da pesquisa perpassa pelas políticas públicas de formação e valorização docente no Brasil desde a Conferência Mundial de Educação para Todos até a instituição do PIBID, incluindo o histórico do programa na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Identifica ainda os autores que abordam os jogos em seus mais variados aspectos com ênfase à classificação desses. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem mista, onde realizou-se uma análise quanti-qualitativa em relação ao uso de jogos e atividades lúdicas, na área das ciências da natureza no âmbito do PIBID/UFRPE, através de entrevistas com os coordenadores dos subprojetos e análise documental dos relatórios do PIBID/UFRPE. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo que facilitou a organização de documentos bastante extensos. Os resultados indicaram que os jogos e atividades lúdicas utilizadas levaram os bolsistas a exercitarem sua criatividade, em busca de métodos que tornassem as aulas mais atrativas. No entanto, constatou-se que a maior parte desses jogos e atividades foram utilizados com o objetivo de revisar ou reforçar assuntos anteriormente abordados.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the contribution of PIBID / UFRPE in relation to the use of games and ludic activities as a teaching strategy in the initiation of teaching, in the area of knowledge of the natural sciences. The theoretical framework of the research runs through the public policies of teacher education and appreciation in Brazil since the World Conference on Education for All until the institution of PIBID, including the program's history at the Federal Rural University of Pernambuco. It also includes authors who approach games in their most varied aspects with emphasis on their classification. This is a descriptive research with mixed approach, where we could perform a quantitative and qualitative analysis in relation to the use of games and ludic activities in the area of natural sciences in the scope of PIBID / UFRPE through interviews with the subproject coordinators and analysis. of the PIBID / UFRPE reports. Data analysis was performed through content analysis which facilitated the organization of analysis of extensive documents. The results indicated that the games and ludic activities used led the scholars to exercise their creativity in search of methods that would make the classes more attractive, however, we found that most of these games and activities were used to revise or reinforce subjects previously addressed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)pt_BR
dc.subjectGamesen
dc.subjectLudic activitiesen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectAprendizagem lúdicapt_BR
dc.subjectPIBIDen
dc.subjectInnovationen
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectSciaence teachingen
dc.titleJogos no ensino de ciências : a experiência do PIBID/UFRPEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMartins, Leo Anderson Meirapt_BR
dc.identifier.nrb001106579pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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