Fact-checking e saúde : análise da seção ‘Verdade ou Boato’ de GaúchaZH
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Date
2020Type
Title alternative
Fact-checking and health : an analysis of GaúchaZH’s ‘Verdade ou Boato’ (Truth or Rumor) section
Fact-checking y salud : un análisis de la sección ‘Verdade ou Boato’ (Verdad o rumor) de GaúchaZH
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este artigo analisa a seção ‘Verdade ou Boato’, publicada no jornal Zero Hora (meio impresso) e no GaúchaZH (meio digital), com o objetivo de compreender as características das matérias produzidas na seção e o perfi das informações nela checadas; e tensionar como os veículos agenciam sua posição de credibilidade em relação às alterações nos modos de produção e circulação de conteúdos no ambiente digital, especialmente na área temática da saúde. Os procedimentos metodológicos utilizados são as p ...
Este artigo analisa a seção ‘Verdade ou Boato’, publicada no jornal Zero Hora (meio impresso) e no GaúchaZH (meio digital), com o objetivo de compreender as características das matérias produzidas na seção e o perfi das informações nela checadas; e tensionar como os veículos agenciam sua posição de credibilidade em relação às alterações nos modos de produção e circulação de conteúdos no ambiente digital, especialmente na área temática da saúde. Os procedimentos metodológicos utilizados são as pesquisas bibliográfia e documental e a análise de conteúdo de um corpus composto por 25 matérias. Como resultado, observa-se que a iniciativa de checagem de informações reforça o jornalismo como sistema perito. Entre as características identifiadas, destaca-se a adaptação das manchetes para negar informações falsas. Na edição digital, observa-se o pouco uso do potencial que tem o hipertexto para compor uma narrativa sustentada por evidências. ...
Abstract
This article analyses the ‘Verdade ou Boato’ (Truth or Hoax) section, published in the newspaper Zero Hora (printed medium) and in GaúchaZH (digital medium), aiming: to understand the characteristics of the articles published in that section and the profile of information evaluated in it; and to discuss how publishers cope with their position of credibility in the face of the modes of production and circulation of content changes brought by the digital environment, especially with regard to hea ...
This article analyses the ‘Verdade ou Boato’ (Truth or Hoax) section, published in the newspaper Zero Hora (printed medium) and in GaúchaZH (digital medium), aiming: to understand the characteristics of the articles published in that section and the profile of information evaluated in it; and to discuss how publishers cope with their position of credibility in the face of the modes of production and circulation of content changes brought by the digital environment, especially with regard to health issues. The bibliographic review and documentary researches and the content analysis of a corpus composed of 25 articles constitute the methodological procedures for analyse them. The result reveals that the fact-checking initiative reinforces journalism as an expert system. Among the characteristics identified, we highlight the adaptation of the headlines to deny false information. In the digital edition one can observe the little use of the potential of hypertext to compose a narrative supported by evidences. ...
Resumen
Este artículo analiza la sección ‘Verdade ou Boato’ (Verdad o Bulo), publicada en el diario Zero Hora (medio impreso) y en GaúchaZH (medio digital) com el objetivo de comprender las características de los artículos publicados en la sección y el perfil de las informaciones chequeadas; y de discutir como los vehículos agencian su posición de credibilidad en relación a los cambios en los modos de producción y circulación de contenidos en el ambiente digital, especialmente en la área temática de la ...
Este artículo analiza la sección ‘Verdade ou Boato’ (Verdad o Bulo), publicada en el diario Zero Hora (medio impreso) y en GaúchaZH (medio digital) com el objetivo de comprender las características de los artículos publicados en la sección y el perfil de las informaciones chequeadas; y de discutir como los vehículos agencian su posición de credibilidad en relación a los cambios en los modos de producción y circulación de contenidos en el ambiente digital, especialmente en la área temática de la salud. Los procedimientos metodológicos utilizados son las investigaciones bibliográfica y documental y el análisis de contenido de un corpus compuesto por 25 reportajes periódicos. Como resultado, se observa que la iniciativa de chequeo de informaciones refuerza el periodismo como sistema experto. Entre las características identificadas, se destaca la adaptación de los titulares para negar informaciones falsas. En la edición digital, se observa el poco uso del potencial que el hipertexto tiene para componer una narrativa sostenida por evidencias. ...
In
RECIIS : revista eletrônica de comunicação, informação & inovação em saúde. Rio de Janeiro. Vol. 14, n. 1 (jan./mar. 2020), p. 51-71
Source
National
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