Projeto “produzindo conhecimento” : a articulação entre ações em saúde e espaços educativos em um serviço especializado em IST/AIDS
dc.contributor.author | Marques, Thais Soares | pt_BR |
dc.contributor.author | Afonso, Maria Cristina da Rosa | pt_BR |
dc.contributor.author | Trindade, Grasiela Nair da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Moraes, Suelen Ferreira | pt_BR |
dc.contributor.author | Romanini, Moises | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-04T04:12:52Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/217725 | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir do momento que um indivíduo é diagnosticado soropositivo, sua vida muda, o medo, a desesperança e a baixa autoestima surgem. Os sonhos, muitas vezes, acabam sendo redimensionados e a sensação de perda e confusão emergem. O propósito deste trabalho é refl etir sobre a importância do desenvolvimento de um projeto em um Serviço Especializado em IST/AIDS do município de Santa Cruz do Sul, cujo nome é “Produzindo Conhecimento”. O objetivo é preparar usuários do serviço, capacitando-os para a realização de concursos públicos, provável retorno e conclusão da escolaridade e possíveis vagas de emprego. A coleta de dados foi realizada através da participação nos encontros. Baseando-se nessas participações foi possível perceber que todos os envolvidos estão empenhados para um resultado positivo e confi ante, o que estimula para a produção da autoconfi ança e coragem para enfrentar futuramente provas de concursos públicos e/ou o retorno para a fi nalização da escolaridade, bem como a estimulação a outras pessoas que vivem a mesma situação. Desse modo, foi possível concluir que a educação fará a diferença na vida de qualquer pessoa e em qualquer ambiente, principalmente quando o indivíduo está passando por algum problema ou situação que afete sua saúde física ou mental. Por isso, consideramos que as ações pedagógicas desenvolvidas nesse serviço conduzem a processos de empoderamento e conscientização, o que, por sua vez, melhora signifi cativamente as questões de saúde mental dos usuários do serviço. Por isso, a construção de um espaço educativo constituiu-se, também, como uma ação em saúde. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | ALMEIDA, Paula Camboim Silva de; BEGNIS, Heron Sergio Moreira (Orgs.). Ensino e extensão na UNISC [recurso eletrônico] :prêmio honra ao mérito 2019. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2020. p. 61-70. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | AIDS | pt_BR |
dc.subject | Infecções por HIV : Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Promoção da saúde | pt_BR |
dc.subject | Mercado de trabalho | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Serviços de saúde | pt_BR |
dc.title | Projeto “produzindo conhecimento” : a articulação entre ações em saúde e espaços educativos em um serviço especializado em IST/AIDS | pt_BR |
dc.type | Capítulo de livro | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001122388 | pt_BR |
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