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dc.contributor.advisorOstermann, Fernandapt_BR
dc.contributor.authorMartell, Gabriel Wolterpt_BR
dc.date.accessioned2021-03-05T03:59:12Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218445pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação propõe-se a questionar o caráter democrático das ciências e da educação em ciências. Procura responder a questões como “são as ciências e a educação em ciências democráticas?” e “são as instituições educacionais democráticas?”. Trata-se de uma pesquisa teórica que, partindo das ideias do filósofo austríaco Paul Feyerabend, “o pior inimigo da ciência”, sustenta que nem as ciências e nem a educação em ciências são, de fato, democráticas. Afirmada tal evidência, sugere maneiras de viabilizar a democratização dessas estruturas, tanto por meio daquilo defendido pelo próprio Feyerabend quanto por aquilo afirmado por outras(os) pensadoras(es), sobretudo Ernesto Laclau, Chantal Mouffe e Boaventura de Sousa Santos. Destaca algumas limitações da democracia neoliberal hegemônica por meio da comparação dessa com outras práticas democráticas. A democracia republicana, a democracia procedimentalista, a democracia participativa e a democracia radical e plural são, assim, apresentadas e discutidas. Advoga, enfim, em favor da pluralidade, seja ela de tradições (culturas), de identidades ou de realidades, dada a inevitabilidade de conflitos. Afinal, o poder e a política são intrínsecos à democracia, como outrora ressaltado por Mouffe e Laclau.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation proposes to question the democratic character of science and science education. It seeks to answer questions such as “are the sciences and science and their education democratic?” and “are educational institutions democratic?”. It is a theoretical research that, based on the ideas of the Austrian philosopher Paul Feyerabend, “the worst enemy of science”, maintains that neither science nor science education are, in fact, democratic. Having affirmed such evidence, it suggests ways to make the democratization of these structures feasible, both through what was defended by Feyerabend himself and by what was affirmed by other thinkers, especially Ernesto Laclau, Chantal Mouffe and Boaventura de Sousa Santos. It highlights some limitations of hegemonic neoliberal democracy by comparing it with other democratic practices. Republican democracy, procedural democracy, participatory democracy and radical and plural democracy are thus presented and discussed. Finally, it advocates in favor of plurality, be it of traditions (cultures), identities or realities, given the inevitability of conflicts. After all, power and politics are intrinsic to democracy, as Mouffe and Laclau once emphasized.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectScienceen
dc.subjectEducacão em ciênciaspt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectScience educationen
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectDemocracyen
dc.titleEducação em ciências e suas relações com a democraciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLima, Nathan Willigpt_BR
dc.identifier.nrb001122316pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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