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dc.contributor.authorBocorny, Ana Eliza Pereirapt_BR
dc.contributor.authorRebechi, Rozane Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorReppen, Randipt_BR
dc.contributor.authorDelfino, Maria Claudia Nunespt_BR
dc.contributor.authorLameira, Vivian Meurerpt_BR
dc.date.accessioned2021-04-23T04:24:49Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn0102-4450pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/220172pt_BR
dc.description.abstractO inglês é a língua franca da academia. Publicar nesse idioma aumenta a disseminação do conhecimento científico e as possibilidades de citação. Frente ao exposto, buscamos contribuir para o aumento do impacto da produção científica brasileira, propondo recursos pedagógicos baseados em padrões linguísticos obtidos com uma abordagem direcionada por corpus. Por meio de uma análise empírica de um corpus de artigos acadêmicos publicados em periódicos indexados, e utilizando os pressupostos da Linguística de Corpus, objetivamos levantar key lexical bundles na introdução de artigos em inglês da área da saúde, classificar esses bundles de acordo com sua função comunicativa e sugerir aplicações pedagógicas para os dados coletados que visem à redação de artigos acadêmicos. Os dados, levantados a partir da ferramenta de análise textual Sketch Engine mostram que (i) há concentração de key lexical bundles em certos movimentos e passos da seção estudada e (ii) é possível agrupar unidades com mesma função comunicativa identificadas em um mesmo passo de forma a construir uma estrutura lexical (lexical frame) que pode ser usada na construção de recursos pedagógicos.pt_BR
dc.description.abstractEnglish is the lingua franca in academic settings. Publishing in this language enhances the spread of scientific knowledge and citations. Hence, we intend to contribute to increase the impact of Brazilian scientific production by proposing pedagogical resources based on linguistic patterns obtained with a corpus-driven approach. Through an empirical analysis of a corpus of academic articles published in indexed journals, and using Corpus Linguistics principles, we aim to identify key lexical bundles from the introduction section of articles in the area of health sciences, classify these bundles according to their communicative function and suggest pedagogical applications for the collected data aimed at writing academic articles. The data, collected with a textual analysis tool (Sketch Engine), show that (i) key lexical bundles concentrate in certain movements and steps of the section under study; and (ii) units can be grouped according to the communicative functions identified in the same step and, hence, a lexical frame is built to be used in the construction of pedagogical resources.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofDELTA : revista de documentação de estudos em lingüística teórica e aplicada. São Paulo, SP. Vol. 37, n. 1 (2021), 2021370101, p. [1]-37pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCorpus linguisticsen
dc.subjectLingüística de corpuspt_BR
dc.subjectKey lexical bundlesen
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectCorpus-driven teaching resourcesen
dc.subjectTexto acadêmicopt_BR
dc.subjectAcademic writingen
dc.titleA produção de artigos da área das ciências da saúde com o auxílio de key lexical bundles : um estudo direcionado por corpuspt_BR
dc.title.alternativeWriting scientific articles with the support of key lexical bundles : a corpus-driven study in the area of health sciencesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001124803pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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