Nos limites do fio, do funâmbulo e da fábula : reflexão sobre um processo de criação
View/ Open
Date
2021Author
Academic level
Doctorate
Type
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta pesquisa traz a fábula como metáfora de um caminho de pesquisa. Ao conseguir contar sobre esta trajetória, que se estrutura na experiência de um percurso pensado à medida que se vivencia, a narrativa visual se cruza com o discurso teórico, contaminando a reflexão com um universo delirante e fantasioso. Algo muito próximo ao lúdico, apresentando-se sempre aberto e em disponibilidade, onde a falha é uma alternativa viável para a construção do conhecimento. A história narrada visualmente no e ...
Esta pesquisa traz a fábula como metáfora de um caminho de pesquisa. Ao conseguir contar sobre esta trajetória, que se estrutura na experiência de um percurso pensado à medida que se vivencia, a narrativa visual se cruza com o discurso teórico, contaminando a reflexão com um universo delirante e fantasioso. Algo muito próximo ao lúdico, apresentando-se sempre aberto e em disponibilidade, onde a falha é uma alternativa viável para a construção do conhecimento. A história narrada visualmente no espaço expositivo apresenta-se ao público, sendo a própria pesquisa teórica um agente provocador de narrações. O humor é a forma como tudo é contado, a maneira pela qual observo, percebo e crio. A pesquisa se oferece ao outro aberta a proposições, uma “obra em obras”, resultando em uma tese brincante e seriamente feliz com seus propósitos. ...
Abstract
This research makes use of the fable as a metaphor for a research path. Insofar, being able to tell about this trajectory, which is struc tured in the experience of a path, thought as it is experienced, the visual narrative intersects with the theoretical discourse, contaminating the reflection with a delusional and fanciful universe. Every thing is perceived as remarkably close to a playful perception, always open and available, considering failure is a viable alternative for the construction ...
This research makes use of the fable as a metaphor for a research path. Insofar, being able to tell about this trajectory, which is struc tured in the experience of a path, thought as it is experienced, the visual narrative intersects with the theoretical discourse, contaminating the reflection with a delusional and fanciful universe. Every thing is perceived as remarkably close to a playful perception, always open and available, considering failure is a viable alternative for the construction of knowledge. The story visually narrated in the exhibition space is presented to the audience, the theoretical research itself being a provocative agent of narratives. Humor is how everything is told, the way in which I observe, perceive and create. The research offers itself to the other, open to propositions, a “work in progress”, resulting in a playful thesis, seriously happy with its purposes. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Collections
-
Visual Arts (483)
This item is licensed under a Creative Commons License
