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dc.contributor.authorJohann, Diane Meri Weillerpt_BR
dc.contributor.authorRoldo, Lianept_BR
dc.date.accessioned2021-07-06T04:45:44Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn2177-4870pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223196pt_BR
dc.description.abstractO design encontra no artesanato um meio de inserção que vem sendo bem aceito por grupos de artesãos de modo a agregar valores estéticos, formais e sensoriais aos produtos. O saber empírico do artesão, ligado ao conhecimento técnico do designer, resulta na expressão apurada do trabalho artesanal. Esse trabalho objetiva verificar se ocorre ensino e aprendizagem após a intervenção de designers em grupos de artesãos do Rio Grande do Sul. A metodologia de pesquisa qualitativa aconteceu através de entrevistas e questionários semiestruturados, observações e coleta de dados, foi realizada com seis grupos de artesãos que tiveram e não tiveram intervenção de designers. Os resultados indicam, principalmente, que os grupos carecem do conhecimento técnico e, que a atuação conjunta de designers e artesãos favorece o segmento através da otimização do uso de materiais e técnicas melhorando, assim, a qualidade dos produtos e características estético-formais do artesanato. Assim, juntando design e artesanato observou-se que as intervenções estreitaram a conexão dos integrantes dos grupos, agiram como objeto ordenador social, de geração de renda e de autoestima.pt_BR
dc.description.abstractThe design finds in the crafts a vehicle of insertion that has been well accepted by groups of craftsmen in order to add aesthetic, formal and sensorial values to the products. The empirical knowledge of the artisans, linked to the technical knowledge of the designers, results in the accurate expression of artisanal work. This article aims to verify the existence of teaching and learning after the intervention of designers in groups of artisans of Rio Grande do Sul. The methodology of qualitative research, happened through interviews and semi-structured questionnaires, observations and data collection. It was carried out with six groups of craftsmen who had and who had no intervention from designers. The results indicate that the groups lack in terms of technical knowledge and that the joint action by designers and craftsmen favors the segment through the optimization of the use of materials and techniques, improving the quality of the products and aesthetic-formal characteristics of the crafts. In this way, it was observed that the combination of design interventions in craftwork, narrowed the connections among members of the groups, acted as an object of social coordination, generated income and self-esteem for artisans.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista D : design, educação, sociedade e sustentabilidade [recurso eletrônico]. [Porto Alegre]. Vol. 9, n. 1 (2017), p. 23-39pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesignen
dc.subjectArtesanatopt_BR
dc.subjectDesignerpt_BR
dc.subjectCraften
dc.subjectInterventionen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectLearning processen
dc.titleEnsino e aprendizagem na intervenção de designers em grupos de artesãos no Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001024824pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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