Nos retalhos da vida: a trilha de uma mulher negra na Pedagogia/UFRGS - estudo de caso
View/ Open
Date
2020Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente Trabalho de Conclusão de Curso visa contribuir para o diálogo da permanência e resistência na Universidade Pública na ótica da mulher negra. Este trabalho tem como objetivo analisar (por meio de retalhos) de memórias e recordações da trajetória escolar; e responder à questão: como a mulher negra permanece e resiste no ensino superior? A partir das memórias/fragmentos aqui exposto da infância ao início da vida adulta; as narrativas favorecem os processos de autoconhecimento, afirmação ...
O presente Trabalho de Conclusão de Curso visa contribuir para o diálogo da permanência e resistência na Universidade Pública na ótica da mulher negra. Este trabalho tem como objetivo analisar (por meio de retalhos) de memórias e recordações da trajetória escolar; e responder à questão: como a mulher negra permanece e resiste no ensino superior? A partir das memórias/fragmentos aqui exposto da infância ao início da vida adulta; as narrativas favorecem os processos de autoconhecimento, afirmação e representatividade. Para isso, o estudo com metodologia qualitativa e a análise de dados do IBGE e CAF-UFRGS e faz a interlocução teórica com as obras de GOMES (2003,2012 e 2017), SANSONE (2003) e HOOKS (2017). Este trabalho de conclusão não responde completamente, mas sugere (ou, indica, sinaliza ou...): que a identidade negra, a construção do sujeito social não se faz apenas nos espaços educativos formais, mas nos espaços públicos da política, nos movimentos sociais. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
