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dc.contributor.advisorFarenzena, Nalúpt_BR
dc.contributor.authorRizzo, José Guilherme Limapt_BR
dc.date.accessioned2021-08-12T04:43:35Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/225572pt_BR
dc.description.abstractO trabalho aborda o monitoramento da Meta 2 do Plano Municipal de Educação (PME) de Porto Alegre. A partir das teorias de universalização da educação e do monitoramento e avaliação das políticas públicas, analisa-se como tem ocorrido o processo de monitoramento da implementação da Meta 2 do PME, considerando a trajetória e o contexto da educação básica no Brasil. O problema de pesquisa, que orientou a exploração, baseia-se na questão: quais fatores dificultam ou facilitam o monitoramento da Meta 2 do PME? Como metodologia, a pesquisa utilizou-se de uma análise qualitativa a partir de dados secundários encontrados em leis e relatórios, permeada por uma entrevista semiestruturada e levantamento bibliográfico delimitado pelo tema. Os resultados apontam que existem diversas dificuldades no monitoramento da Meta 2 do PME em Porto Alegre, derivadas principalmente por aspectos políticos. Conclui-se que a atuação do Poder Executivo Municipal no monitoramento das políticas públicas pode ser facilitada pela ação intersetorial entre educação, saúde e assistência social.pt_BR
dc.description.abstractThe work addresses the monitoring of Goal 2 of the Municipal Education Plan of Porto Alegre. Based on the theories of universal education and the monitoring and evaluation of public policies, we analyze how the process of monitoring the implementation of Goal 2 of the PME took place considering the trajectory and context of education in Brazil. The research problem that guided exploration is based on the question: what factors hinder or facilitate the monitoring of SME Goal 2? As a methodology, the research used a qualitative analysis of secondary data found in laws and reports permeated by a semi-structured interview and bibliographic survey delimited by the theme. The results show that there are several difficulties in monitoring PME Goal 2 in Porto Alegre, mainly due to political aspects. It is concluded that the role of the Municipal Executive Power in monitoring public policies can be facilitated by the intersectoral action between education, health and social assistance.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPolíticas públicas : Educaçãopt_BR
dc.subjectPublic policiesen
dc.subjectPolíticas públicas : Avaliação de desempenhopt_BR
dc.subjectMonitoring and evaluationen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectMunicipal Education Planen
dc.subjectElementary schoolen
dc.titleMeta 2 do Plano Municipal de educação de Porto Alegre : análise do monitoramento do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001129101pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationPolíticas Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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