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dc.contributor.advisorMassoni, Neusa Teresinhapt_BR
dc.contributor.authorPinheiro, Lisiane Araújopt_BR
dc.date.accessioned2021-09-02T04:22:06Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/229352pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa foi investigar diferentes aspectos relacionados ao perfil do professor de Física e à formação de professores para a Educação Básica. Em um primeiro estudo, procuramos construir o perfil esperado do professor de Física para o Ensino Médio com base na análise de políticas públicas, o confrontando com o perfil pretendido, segundo a legislação que orienta a formação inicial no Ensino Superior, especialmente as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica (DCNFP) de 2015. O Estudo I é um estudo de caso instrumental-documental, na acepção de Stake, e fez uso de técnicas de análise baseadas na Teoria Fundamentada, em que o traçado desses dois perfis permitiu perceber convergências e certas divergências nas respectivas legislações, que foram agrupadas em dois blocos – Bloco 1, legislação sobre o Ensino Médio; Bloco 2, legislação sobre a formação inicial de professores, com especial foco na formação de professores de Física –, em que tomamos como caso os cursos de Licenciatura em Física da UFRGS. Evidenciamos que existia, até 2015, uma legislação avançada e uma literatura fértil à discussão acadêmica, ao aprofundamento de conceitos, e que propiciava a implementação de melhorias no ensino e na formação docente, mas revelou também que o perfil do professor de Física tem se complexificado nas últimas décadas. O Estudo II é um estudo investigativo e teve o objetivo de identificar concepções, opiniões, sugestões, críticas e percepções de representantes de três grupos de agentes: licenciandos, professores atuantes egressos da Licenciatura da UFRGS e professores formadores, especialmente os envolvidos na reestruturação curricular dos cursos de Licenciatura da UFRGS decorrentes das DCNFP de 2015. Os resultados revelaram achados surpreendentes, tanto de desencanto com o currículo, por exemplo, o foco na sólida formação específica e a pouca articulação teoria-prática, a ausência de vivências interdisciplinares, uma frágil compreensão da contextualização; e de outro lado, o surgimento de novas e positivas expectativas à medida que os licenciandos avançam no curso. A análise indicou, em grande medida, um alinhamento de expectativas dos diferentes agentes investigados com respeito à reestruturação curricular decorrente da legislação de formação de professores para a Educação Básica, e permitiu identificar a interdisciplinaridade como uma vivência que a escola espera do professor crítico e preparado para o século XXI. O Estudo III é um estudo propositivo em que uma disciplina interdepartamental foi sugerida e implementada como forma de propiciar vivências interdisciplinares na Licenciatura em Física na UFRGS. O nascimento da proposta, o planejamento da disciplina e a imersão participativa nas duas primeiras aplicações são narradas. A Análise mostra uma evolução de uma proposta originalmente pouco amadurecida do ponto de vista interdisciplinar para uma versão com características tipicamente de vivência interdisciplinar na acepção de Fazenda, em que as vozes dos agentes (licenciandos e docentes formadores) atestam positivamente para essa iniciativa.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this research was to investigate different aspects related to the profile of the Physics teacher and the training of teachers for Basic Education. In a first study, we tried to build the expected profile of the Physics teacher for Secondary Education based on the analysis of public policies, confronting it with the desired profile, according to the legislation that guides the initial training in Higher Education, especially the National Curriculum Guidelines for the Initial and Continuing Training of Basic Education Teaching Professionals (DCNFP) of 2015. Study I is an instrumentaldocumental case study, in the sense of Stake and made use of analysis techniques based on Grounded Theory, in which the tracing of these two profiles allowed us to perceive convergences and certain divergences in the respective legislations, which were grouped into two blocks - Block 1, legislation on High School; Block 2, legislation on initial teacher training, with special focus on the training of Physics teachers -, in which we took as a case the Physics Undergraduate courses at UFRGS. We evidenced that until 2015, there was an advanced legislation and a fertile literature for academic discussion, for the deepening of concepts, and that propitiated the implementation of improvements in teaching and teacher training, but it also revealed that the profile of the Physics teacher has become more complex in recent decades. Study II is an investigative study and aimed to identify conceptions, opinions, suggestions, criticisms, and perceptions of representatives of three groups of agents: undergraduates, working teachers egressing from UFRGS undergraduate courses, and teacher trainers, especially those involved in the curricular restructuring of UFRGS undergraduate courses arising from the 2015 DCNFP. The results revealed surprising findings, both of disenchantment with the curriculum, for example, the focus on solid specific training and the little articulation between theory and practice, the absence of interdisciplinary experiences, a fragile understanding of contextualization; and on the other hand, the emergence of new and positive expectations as the undergraduates advance in the course. The analysis indicated, to a large extent, an alignment of expectations of the different agents investigated with respect to the curricular restructuring arising from the legislation for teacher training for Basic Education and allowed the identification of interdisciplinarity as an experience that the school expects from the critical and prepared teacher for the 21st century. Study III is a propositional study in which an interdepartmental discipline was suggested and implemented as a way of providing interdisciplinary experiences in the Physics Undergraduate Program at UFRGS. The birth of the proposal, the planning of the discipline, and the participative immersion in the first two applications are narrated. The analysis shows an evolution from a proposal originally immature from the interdisciplinary point of view to a version with characteristics of typical interdisciplinary experience in the sense of Fazenda, in which the voices of the agents (undergraduates and teacher trainers) attest positively to this initiative.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectPhysics teacher profileen
dc.titleO perfil e os desafios do educador em física na perspectiva das diretrizes curriculares nacionais de 2015 : a formação de profissionais críticos à educação básicapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001130701pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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