“Não podemos deixar morrer” : uma análise das relações culturais-simbólicas e de identidade que mantém mestres e ritmistas atuando nas baterias das escolas de samba de Porto Alegre
dc.contributor.advisor | Flores-Pereira, Maria Tereza | pt_BR |
dc.contributor.author | Costa, Robson Barboza da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-27T04:45:58Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/237910 | pt_BR |
dc.description.abstract | O Desfile das Escolas de Samba é um evento tradicional na cidade de Porto Alegre desde a década de 1940. Entretanto, seja por intervenções políticas ou por conta da pandemia do coronavírus, nos anos de 2017, 2018 e 2021, os desfiles foram parcialmente ou totalmente cancelados. Neste trabalho me proponho a analisar, fazendo uso dos conceitos de Cultura e de Identidade, as redes simbólicas e identitárias que mantêm ritmistas e mestres de bateria atuando nas Escolas de Samba de Porto Alegre, mesmo após os três cancelamentos dos desfiles ocorridos nos últimos cinco anos. Para atingir os objetivos, me vali de uma abordagem qualitativa interpretativa, realizando entrevistas semiestruturadas com três mestres de bateria e seis ritmistas. É a partir das trajetórias destes membros que se fez possível compreender as teias de significados e as identidades que cada ritmista e cada mestre leva consigo para continuar atuante no coração das escolas de samba da cidade. Como resultado dessa análise, compreendi que as principais teias de significados tem a ver com a inserção familiar no ambiente das escolas de samba, com os trabalhos de bateria em busca das notas máximas e com o sentimento de pertencimento e orgulho de fazer parte da cultura do carnaval. | pt_BR |
dc.description.abstract | The Samba Schools Parade is a traditional event in the city of Porto Alegre since the 1940s. However, either due to political interventions or because of the coronavirus pandemic, in the years 2017, 2018 and 2021, the parades were partially or completely canceled. In this paper I propose to analyze, making use of the concepts of Culture and Identity, the symbolic and identity networks that keep drummers and drum masters working in Porto Alegre Samba Schools, even after the three cancellations of the parades in the last five years. To achieve the objectives, I used an interpretative qualitative approach, conducting semi-structured interviews with three drum masters and six drummers. It is from the trajectories of these members that it was possible to understand the webs of meanings and the identities that each rhythm player and each mestre carry with them to continue acting in the heart of the samba schools of the city. As a result of this analysis, I understood that the main webs of meanings have to do with the family insertion in the environment of the samba schools, with the drums work in search of the top grades and with the feeling of belonging and pride of being part of the carnival culture. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Identidade cultural | pt_BR |
dc.subject | Rhythmists and drum masters | en |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Porto Alegre Carnival | en |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Interpretive Culture | en |
dc.subject | Carnaval | pt_BR |
dc.subject | Cultural web | en |
dc.subject | Porto Alegre (RS) | pt_BR |
dc.subject | Identity | en |
dc.title | “Não podemos deixar morrer” : uma análise das relações culturais-simbólicas e de identidade que mantém mestres e ritmistas atuando nas baterias das escolas de samba de Porto Alegre | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001140273 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021/1 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Administração | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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