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dc.contributor.advisorVirgínio, Alexandre Silvapt_BR
dc.contributor.authorAbreu, Rafael Teixeira dept_BR
dc.date.accessioned2022-06-14T04:44:27Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/240267pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho de conclusão de curso é analisar se a sindemia da Covid-19 operou transformações no ensino da sociologia no ensino médio. O estudo parte do entendimento do docente acerca dos conteúdos vistos em sala de aula e do papel da sociologia na educação básica. A pergunta que orienta esse estudo é: a sindemia da Covid-19 representou alguma mudança nos conteúdos vistos em sala de aula e no entendimento do professor sobre o ensino da sociologia? A metodologia de análise dos bancos de dados foi análise textual discursiva e a análise comparativa. A análise comparativa foi feita a partir de uma base de dados construída em 2019, aliada a entrevistas estruturadas com professores que vivenciaram o ensino da sociologia no contexto da sindemia de Covid-19. Nossa hipótese inicial versava sobre a continuidade tanto do entendimento do (a) docente do papel da sociologia na educação básica, quanto dos aspectos ligados aos conteúdos vistos em sala de aula. A partir da nossa análise verificamos que tal suposição não se sustenta, ou seja, a sindemia operou transformações nesses dois aspectos.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this final paper is to analyze if the Covid-19 syndemic has operated transformations in the teaching of sociology in high school. The study starts from the teachers' understanding of the contents seen in the classroom and the role of sociology in basic education. The question guiding this study is: has Covid-19's syndemic represented a change in the content seen in the classroom and in the teacher's understanding of teaching sociology? The methodology for database analysis was textual discourse analysis and comparative analysis. The comparative analysis was based on a database built in 2019, coupled with structured interviews with teachers who experienced teaching sociology in the context of Covid-19 syndemic. Our initial hypothesis was about the continuity of both the teacher's understanding of the role of sociology in basic education and the aspects related to the content seen in the classroom. From our analysis we verify that this assumption does not support itself, that is, the syndemic operated transformations in these two aspects.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectBasic educationen
dc.subjectEmergency remote teachingen
dc.subjectEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectTeaching worken
dc.subjectSociology of educationen
dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
dc.titleA perspectiva do docente sobre o ensino da sociologia antes, durante e depois da sindemia da Covid-19 nas escolaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001142965pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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