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dc.contributor.advisorTaufemback, Cleiton Guollopt_BR
dc.contributor.authorLeuck, Camila Schefferpt_BR
dc.date.accessioned2022-07-05T05:06:30Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/241700pt_BR
dc.description.abstractO preço do serviço de transporte de mudança é influenciado por diversos fatores, inclusive pela preferência do cliente e avaliação da empresa. Caso os preços não superem os custos e gerem lucros, a organização não alcançará os seus objetivos, logo, é importante que suas decisões sejam realizadas a partir de um planejamento estratégico adequado. Visando entender como as interações microeconômicas afetam o futuro das empresas de mudanças de pequeno porte, o presente trabalho propõe a realização de simulações de negociações de serviços desse setor, a partir da escolha da empresa pelo cliente, baseada em preço e qualidade, durante um intervalo de um ano, via modelagem computacional usando modelos baseados em agentes. Serão analisadas 4 estratégias, com o intuito de definir qual a mais adequada para cada tipo de segmento de mercado. Pois as empresas são bem-sucedidas quando entram em mercados atraentes e têm as forças necessárias para vencer. Se faltar um desses fatores, o negócio não produzirá resultados excepcionais. Uma empresa forte atuando em um mercado não atraente, ou uma empresa fraca atuando em um mercado atraente, não apresentarão um desempenho adequado. Dito isso, tem se que, neste trabalho, ele é segmentado por λ, que são valores que indicam o nível de concorrência do mercado. Ademais, o estudo se propõe a servir como modelo para futuras pesquisas com interesse em análise empresarial, bem como para aplicações empresariais.pt_BR
dc.description.abstractSeveral factors influence the cost of moving transport service, including customer preference and company evaluation. If profits do not exceed costs and generate profits, the organization will not achieve its goals, so decisions must be based on adequate strategic planning. Aiming to understand how microeconomic interactions affect the future of small moving companies, the current work proposes the implementation of simulations of service negotiations in this sector, beginning with the customer’s selection of the company based on price and quality, over a year, using computational modeling using agent-based models. Four strategies will be examined in order to determine which is best suited to each market segment. Because companies are successful when they enter appealing markets with the ability to win. The business will not produce exceptional results if one of these factors is missing. A strong company operating in an unappealing market, or a weak company operating in an appealing market, will underperform. That being said, it is segmented in this work by lambda, which are values that indicate the level of competition in the market. Furthermore, the study intends to serve as a model for future research on business analysis as well as business applications.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPricing strategyen
dc.subjectModelos computacionaispt_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.subjectSimulationsen
dc.subjectModelo baseado em agentespt_BR
dc.subjectAgent-based modelen
dc.titleAnálise de estratégias empresariais usando modelos computacionais baseados em agentespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001143636pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationEstatística: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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