Ensino da computação na educação básica
dc.contributor.advisor | Maillard, Nicolas Bruno | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Pedro Wachsmann Schanzer de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-10T05:14:05Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/248605 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste Trabalho de Conclusão de Curso serão abordados temas referentes ao ensino de computação no Ensino Básico. Com o intuito de fazer uma proposta de ensino acessível e replicável, foram feitas análises em modelos de ensino que já estão sendo implementados ao redor do mundo e no território nacional. Para isso, é feita a contextualização de problemas como escassez de profissionais de TI no mercado e falta de letramento digital, buscando como possível solução a implementação do complemento curricular de computação. Um estudo teórico sobre as pesquisas e metodologias de ensino de computação foi realizado para explorar conceitos e analisar a política de ensino de computação no mundo. A partir de entrevistas com figuras públicas da área no Brasil, serão introduzidas as atuais políticas nacionais para o Ensino Básico de computação com a exposição do componente curricular de computação. Para auxiliar na implementação desse currículo, metodologias e atividades serão apresentadas, concluindo com a exposição de oportunidades de implementação local e futuros campos de pesquisa. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this summary, topics related to the teaching of computation in schools will be ad dressed. In order to make an accessible and replicable teaching proposal, analyzes were carried out on teaching models that are already being implemented around the world and in the national territory. Problems such as shortage of IT professionals in the market and lack of digital literacy are contextualized, seeking the implementation of the curricu lar complement of computing as a possible solution. A theoretical study on research and teaching methodologies of computing was carried out to explore concepts and analyze the policy of teaching computing in the world. Based on interviews with public figures in the field in Brazil, the current national policies for K-12 Computer Education are introduced with the exposure of the curricular component of computing. To assist in the implemen tation of this curriculum, methodologies and activities are presented, concluding with the exposure of opportunities for local implementation and future fields of research. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Informática : Educação | pt_BR |
dc.subject | Computational thinking | en |
dc.subject | Aprendizado de tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Computation | en |
dc.subject | Ensino básico | pt_BR |
dc.subject | Digital literacy | en |
dc.subject | Technology learning | en |
dc.subject | Education | en |
dc.title | Ensino da computação na educação básica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001149006 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Informática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
