Memórias da alfabetização : um estudo sobre as marcas de aprendizagem em uma turma de segundo ano do ensino fundamental
View/ Open
Date
2010Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este estudo analisa falas de crianças de uma turma do segundo ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual de Porto Alegre. Versa sobre as memórias das experiências de sala de aula do segundo semestre de 2009, período em que a graduanda atuou como estagiária na referida turma. O objetivo foi o de identificar as marcas significativas de aprendizagens naquele período. Para isso, a investigação retoma atividades presentes nos planejamentos, bem como reflexões do relatório de es ...
Este estudo analisa falas de crianças de uma turma do segundo ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual de Porto Alegre. Versa sobre as memórias das experiências de sala de aula do segundo semestre de 2009, período em que a graduanda atuou como estagiária na referida turma. O objetivo foi o de identificar as marcas significativas de aprendizagens naquele período. Para isso, a investigação retoma atividades presentes nos planejamentos, bem como reflexões do relatório de estágio. Com base nesses dados, questões são elaboradas para serem exploradas, durante as conversas, com o grupo de crianças selecionado. A investigação está ancorada no campo da Pedagogia, do lúdico e da Linguagem. Dentre os autores referência estão Izquierdo (2002), Huizinga (1980), Fortuna (2007), Xavier (2002, 2004), Rodrigues (2004), Abramovich (1994), Dalla Zen (2001) e Kleiman (1995). A partir das falas, gravadas e parcialmente transcritas, foram elencados quatro focos de análise: brincadeiras realizadas em sala de aula; presença da literatura infantil; significações sobre “ser aluno e estar na escola”; e oralidade. As análises mostram a alegria das crianças ao lembrarem-se das brincadeiras e histórias infantis trabalhadas, seus discursos polifônicos sobre o que é ser aluno e sobre a função da escola e, ainda, a oralidade fluente/ articulada evidenciada nas entrevistas. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License