A fotografia em Zero Hora e zerohora.com : estratégias de apropriação de imagens nas edições em suporte impresso e digital
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Data
2011Tipo
Outro título
The photograph in zero hour and Zerohora.com: strategies of appropriation of images inthe printed and digital editions
La fotografía en zero hora y Zerohora.com: estrategias de apropiación de imágenes en las ediciones en soporteimpreso y digital
Assunto
Resumo
O artigo apresenta um estudo exploratório que investiga a autoria das fotografias e o lugar de sua inserção em reportagens do jornal Zero Hora em suas edições impressa e digital (zerohora.com). Por meio da análise de conteúdo, verificamos o espaço que estas imagens ocupam na narrativa e sua articulação com os outros elementos editoriais, comparando seu modo de apropriação nos dois suportes. O corpus é constituído de cinco reportagens da Zero Hora e a cobertura a elas relacionada tematicamente v ...
O artigo apresenta um estudo exploratório que investiga a autoria das fotografias e o lugar de sua inserção em reportagens do jornal Zero Hora em suas edições impressa e digital (zerohora.com). Por meio da análise de conteúdo, verificamos o espaço que estas imagens ocupam na narrativa e sua articulação com os outros elementos editoriais, comparando seu modo de apropriação nos dois suportes. O corpus é constituído de cinco reportagens da Zero Hora e a cobertura a elas relacionada tematicamente veiculada nas mesmas datas no sitezerohora.com que somaram 106 matérias.Os dados mostram que das 217 fotos diferentes que apareceram no online, apenas 6% foram publicadas também no impresso –o que evidencia a diversidade no material fotográfico conforme muda o suporte. Além disso, apenas 12% das 106 matérias do sitezerohora.com não possuem fotos. Observou-se também a adoção de funcionalidades características da rede como linkspara bancos de dados e inserção dos internautas no processo produtivo. As iniciativas avaliadas revelam mudanças e tensões que demonstram em um caso singular experiências editoriais que delineiam modos de reconfiguração de processos e produto jornalísticos. ...
Abstract
The article presents an exploratory study that investigates the authorship of the photographs and its place of insertion in the newspaper Zero Hora reports in its print and digital editions (zerohora.com). Through content analysis, we examined the space that these images occupy in the narrative and its articulation with the other editorial elements, comparing their mode of appropriation in the two media.The corpus is composed of five stories of the Zero Hour and cover the related thematically c ...
The article presents an exploratory study that investigates the authorship of the photographs and its place of insertion in the newspaper Zero Hora reports in its print and digital editions (zerohora.com). Through content analysis, we examined the space that these images occupy in the narrative and its articulation with the other editorial elements, comparing their mode of appropriation in the two media.The corpus is composed of five stories of the Zero Hour and cover the related thematically conveyed on the same dates on the site zerohora.com that totaled 106 materials. The data show that of the 217 different pictures that appeared in online, only 6% were published also in printed -which highlight the diversity of photographic material as changes the support. In addition, only 12% of 106 subjects from the website zerohora.com does not have photos. We also noted the adoption of features characteristics of the network and links to databases, and integration of Internet users in the production process. The initiatives evaluated show changes and tensions that reveals in a unique case editorial experiences that describe modes of reconfiguration of journalism processes and products. ...
Resumen
El artículo presentaun estudio exploratorioque investigala autoría delas fotografíasy el lugar desu inserciónen los informesperiódicosZero Horaen suedición impresa ydigital (zerohora.com). Por medio de análisis de contenido, hemos examinado el espacio que ocupan estas imágenes en la narrativa y su articulación con los otros elementos editoriales, comparando su modo de apropiación enlos dos soportes.Elcorpusse compone de cincoinformesde Zero Hora yla coberturarelacionada conlas mismas temáticasy ...
El artículo presentaun estudio exploratorioque investigala autoría delas fotografíasy el lugar desu inserciónen los informesperiódicosZero Horaen suedición impresa ydigital (zerohora.com). Por medio de análisis de contenido, hemos examinado el espacio que ocupan estas imágenes en la narrativa y su articulación con los otros elementos editoriales, comparando su modo de apropiación enlos dos soportes.Elcorpusse compone de cincoinformesde Zero Hora yla coberturarelacionada conlas mismas temáticasy fechasen elsitio zerohora.com, un total de106historias. Los datos muestran quede 217imágenesdiferentesque aparecieron online, sólo el 6%también fueron publicadosen forma impresa–que pone de relievela diversidaddematerial fotográficoa medida que cambia el soporte. Por otra parte,sólo 12%de los 102 informesdel sitiozerohora.comno tienen fotos. Hubo tambiénla adopción decaracterísticas de la redcomo enlacesa bases de datosycaracterísticas deintegración delos usuarios de Interneten elproceso de producción.Las iniciativasdemuestrancambiosy las tensionespresentadas en un caso únicoexperimentoseditoriales que delineanmodos de reconfiguración deprocesos y de productos periodísticos. ...
Contido em
Animus : revista interamericana de comunicação midiática. Santa Maria. Vol. 10, n. 20 (2011), p. 20-50
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Nacional
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