Recent Submissions

  • Sobre o processo de direção do espetáculo “As criadas” 

    Pimentel, Ulisses (2018) [Work completion of graduation]
    O trabalho se propõe a refletir sobre o processo de direção de atores no espetáculo teatral “As criadas” de autoria do Frances Jean Genet. Levantando questões tais como: as limitações e potencialidades das atrizes com pouca ...
  • Despindo corpos quebrados : o esvaziamento de pejorativas em prol do preenchimento de uma identidade viada 

    Pereira, Leonardo Steffanello (2018) [Work completion of graduation]
    O Corpo Quebrado ou Tudo aquilo que não se deve mencionar provou-se muito mais que somente a peça-chave indispensável para a minha graduação: surge em 2017 a princípio como uma ideia; em 2018, no entanto, a concepção e o ...
  • Além da maldita herança : o processo colaborativo como via da autonomia do ator 

    Rocha, Thainan da Silva (2018) [Work completion of graduation]
    O presente trabalho tem por objetivo pensar a importância da autonomia do ator no desempenho do seu ofício como via para possibilitar uma maior liberdade de criação. Tendo como referência o processo de montagem do espetáculo ...
  • Atentados : 5# baseadas em ações 

    Lima Junior, Áquila Mattos (2018) [Work completion of graduation]
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso, livremente autointitulado “TeceTextoo”, é uma auto ficção que investiga a relação da dramaturgia com a performance art. O texto dramatúrgico relata eventos violentos reais e ...
  • O medo no processo de criação do ator no espetáculo Quase (h)a tempo 

    Lorde, Jussinei José (2018) [Work completion of graduation]
    Este trabalho procura investigar e refletir acerca do medo no processo de criação sob a perspectiva do ator. As relações são estabelecidas a partir de uma análise do processo criativo do espetáculo Quase (h)a Tempo, originado ...
  • O ator anfitrião : uma perspectiva festiva sobre atuação 

    Ferreira, Lauro Francisco Fagundes (2018) [Work completion of graduation]
    Qual o papel do ator na cena contemporânea? Sob uma perspectiva plural e diversa, onde múltiplas propostas convivem sem anular-se, a atuação já não é mais definida pela construção da personagem ou por um estilo específico. ...
  • A cena mitopoética : estruturas mitológicas da psique na práxis cênica 

    Almeida, Saulo Vinícius da Silva (2018) [Work completion of graduation]
    Este trabalho se propõe a refletir sobre as relações que se estabelecem entre consciente e inconsciente na prática do ator, focando-se na função mitopoética proposta por Walter Boechat e nos estudos do numinoso. Para tanto, ...
  • Caderno de ins-pirações : um olhar sobre procedimentos de encenação teatral 

    Morais, Priscila Soares (2018) [Work completion of graduation]
    Esse trabalho pretende refletir sobre os procedimentos de criação teatral, sob o ponto de vista da direção, com base na criação do epetáculo Caderno de Ins-pirações, assim como investigar qual o papel do diretor teatral e ...
  • O teatro vivido por gente vivida : memórias a partir do audiodrama 

    Teixeira, Rodrigo Saco Flores Almeida (2018) [Work completion of graduation]
    O presente trabalho de conclusão de curso intitulado "O teatro vivido por gente vivida: memórias a partir do audiodrama" abordará a experiência teatral de criação de um episódio audiodramático de ficção baseado em fatos ...
  • Marinadas pedagógicas : narrativas sobre teatro e pedagogia 

    Weiler, Cátia (2018) [Work completion of graduation]
    O trabalho reúne narrativas de dois momentos da trajetória acadêmica da licencianda, referentes aos dois estágios docentes curriculares realizados no decorrer do Curso de Licenciatura em Teatro do Departamento de Arte ...

View more