Browsing Social Communication - Undergraduate degree by Author "Weber, Maria Helena"
Now showing items 1-20 of 47
-
Apropriações dos espaços públicos como forma de comunicação em Porto Alegre
Heberle, Gabriela (2016) [Work completion of graduation]Este trabalho busca identificar a cidade de Porto Alegre como um lugar de interação social e de ressignificação do espaço público a partir da análise das diversas práticas alternativas de intervenção urbana. A pesquisa é ... -
O cidadão no debate público sobre o processo de impeachment de Dilma Rousseff na TV Brasil
Andrade, Bruna Santos de Almeida (2016) [Work completion of graduation]Nesta monografia nos propomos a analisar a participação dos sujeitos da sociedade civil no debate público sobre o processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff (PT) a partir da inserção desses sujeitos na ... -
A classificação indicativa para televisão e a repercussão nos jornais “O Estado de São Paulo", “Folha de São Paulo" e “O Globo”
Lacerda, Alana Bauer (2008) [Work completion of graduation]Esta monografia tem por objetivo formar um panorama sobre a inserção da Classificação Indicativa alicerçada em duas bases principais: as políticas públicas de comunicação no Brasil e a influência da televisão na infância. ... -
A cobertura política em jornal popular : eleições municipais de 2012 no Diário Gaúcho
Carvalho, Ana Campos de (2013) [Work completion of graduation]Este trabalho consiste na análise de matérias divulgadas pelo jornal Diário Gaúcho sobre as eleições municipais no ano de 2012. O objetivo foi avaliar como é realizada a cobertura eleitoral por um jornal popular. A seleção ... -
Comportamento dos jovens do segmento da maioria : um estudo de caso da revista Pah!
Dias, Renata Fetzner (2011) [Work completion of graduation]Facilidades econômicas e transformações sociais contribuíram para o crescimento das classes C e D, hoje consideradas o verdadeiro mercado consumidor brasileiro. As características e formas de consumo do aqui chamado segmento ... -
Comunicação e democracia : um estudo de caso sobre o portal Gabinete Digital do governo do estado do Rio Grande do Sul
Gallo, Bárbara Wagner (2014) [Work completion of graduation]O presente trabalho apresenta o portal Gabinete Digital do estado do Rio Grande do Sul, bem como descreve e analisa suas ferramentas e dispositivos de participação e verifica o seu potencial de engajamento político por ... -
Comunicação e estratégias políticas dos presidenciáveis em debates do 1º turno, em 2018
Santos, Jaiana Nascimento dos (2018) [Work completion of graduation]O presente trabalho tem por objetivo principal compreender e identificar nos discursos de políticos em disputa para cargo majoritário em democracias representativas, quais as estratégias que eles estão utilizando para poder ... -
Comunicação e visibilidade política em paradas LGBT
Fernandes, Marília Pinto (2018) [Work completion of graduation]Esta monografia tem como tema a visibilidade e política das Paradas LGBT no Brasil, mais especificamente em Porto Alegre. O objetivo geral é compreender como as duas Paradas LGBT de Porto Alegre se apresentam em seus canais ... -
Comunicação, imagem e responsabilidade social - estudo de caso: a campanha dos monstrinhos da RBS
Silva, Adriana Gonzalez da (2008) [Work completion of graduation]O presente estudo aborda a relação entre comunicação, imagem e responsabilidade social a partir do estudo de caso da campanha da RBS lançada em junho de 2003, “O amor é a melhor herança. Cuide das crianças”, apoiado pela ... -
Comunicação interna : um estudo sobre a quem compete sua gestão nas organizações brasileiras
Silveira, Christina Ely da (2012) [Work completion of graduation]Os processos comunicacionais internos têm ganhado espaço no mercado de trabalho e vem conquistando lugar estratégico nas organizações, sendo apreendido como um diferencial competitivo. Visando atender tais perspectivas, ... -
Comunicação, mobilização e repercussão : o caso dos bombeiros do Rio de Janeiro
Tolotti, Gabrielle da Silva (2011) [Work completion of graduation]Este estudo apresenta um olhar sobre algumas relações entre comunicação e política. Objetiva compreender melhor como se dá a relação entre a esfera da visibilidade pública e a esfera política na era dos meios de comunicação ... -
A comunicação no Sport Club Internacional
Fattore, Carlos Eduardo (2010) [Work completion of graduation]Este trabalho se propõe a verificar como é feita a comunicação em um clube de futebol brasileiro, neste caso, o Sport Club Internacional, de Porto Alegre. Destaca o histórico do esporte em âmbito mundial e nacional, ... -
Comunicação pública e Relações Públicas na Secretaria da Educação do Governo do Rio Grande do Sul
Santos, Évelin Machado dos (2014) [Work completion of graduation]Esta monografia tem por objetivo estudar a comunicação pública e a atuação de Relações Públicas na Secretaria da Educação do Governo do Rio Grande do Sul. Para isso, buscou-se compreender a importância e registrar dados ... -
As consequências da espionagem estadunidense na comunicação do Ministério da Defesa
Oliveira, Ravine Gonçalves de (2014) [Work completion of graduation]Esta pesquisa investiga como o Ministério da Defesa se pronunciou sobre a questão de defesa cibernética antes e após o caso de espionagens estadunidenses no Brasil. O estudo é baseado em argumentações a respeito de política, ... -
A construção da imagem da candidata Ana Amélia Lemos pelo discurso da Zero Hora nas eleições de 2010
Biasibetti, Julia Machado (2012) [Work completion of graduation]Este estudo tem por objetivo compreender de que maneira a imagem da candidata ao Senado Ana Amélia Lemos foi construída e representada nas eleições de 2010 pelo discurso do Jornal Zero Hora, veículo onde ela atuava como ... -
A construção da imagem das vereadoras negras e do vere[a]dor negro, eleitos para a Câmara Municipal de Porto Alegre, em 2020
Soares, Adriana da Cunha (2021) [Work completion of graduation]O estudo tem como objetivo analisar o processo de construção de imagem das vereadoras negras e vereador negro eleitos no ano de 2020, em Porto Alegre (RS), através da campanha realizada nos seus perfis do Instagram. Para ... -
A delação premiada da JBS contra Michel Temer e a disputa por credibilidade e visibilidade nas capas do O Globo, O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo
Santos, Nathália Bittencurt dos (2017) [Work completion of graduation]Esse estudo olha para os desdobramentos políticos e midiáticos do maior escândalo político do ano de 2017 no Brasil. A delação premiada dos irmãos Batista, diretores da indústria JBS, gera acontecimentos que expõem a relação ... -
Disputas de opinião e imagem nas entrevistas das eleições de 2018: Jair Bolsonaro e Marina Silva no Jornal Nacional
Silveira, Erick Gomes da (2019) [Work completion of graduation]O presente trabalho empenha-se em verificar as disputas de opinião e imagem que se configuram nas entrevistas de Jair Bolsonaro e Marina Silva - candidatos à presidência nas eleições de 2018 - no telejornal Jornal Nacional, ... -
E agora, José, acabou o Bolsa Família? : a noticiabilidade do boato
Athaide, Lucilene Guimarães (2015) [Work completion of graduation]Este trabalho busca compreender e identificar critérios de noticiabili-dade envolvidos nos jornais Folha de São Paulo, O Globo, o Estado de São Paulo e Extra ao se referirem sobre o boato de extinção do programa Bolsa ... -
A equação da política provisória: análise da página do Facebook de Jair Bolsonaro
Santos, Henrique dos (2019) [Work completion of graduation]O trabalho analisa as condições políticas e as ferramentas comunicacionais utilizadas na disputa do candidato Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições presidenciais de 2018. Sob a premissa de que em períodos eleitorais, ...