Browsing Physical Education - Undergraduate degree by Author "Palma, Miriam Stock"
Now showing items 1-20 of 20
-
Brincar : as concepções de educadoras da educação infantil
Prado, Juliete de Lima (2016) [Work completion of graduation]O brincar é o principal comportamento das crianças e é através dele que elas aprendem sobre o mundo que as cerca, desenvolvendo-se de forma integral. Devido às rápidas transformações da sociedade, entre outros fatores que ... -
O discurso e a prática pedagógica em educação física de professores unidocentes
Pires, Jordana Pinheiro (2014) [Work completion of graduation]Nos últimos anos percebemos que as crianças estão bem mais concentradas em suas casas e já não utilizam mais os espaços externos, como ruas e praças, para brincar. Alguns dos motivos para o recolhimento às suas casas são ... -
Efeito das aulas de educação física sobre o esquema corporal de pré-escolares
Demarco, Paula Ribeiro (2013) [Work completion of graduation]Esquema Corporal (EC) pode ser entendido como uma imagem mental do corpo que está ligada ao sistema nervoso central e vai sendo modificada de acordo com as experiências do sujeito. É inegável a importância da atividade ... -
O engajamento de escolares nas aulas de educação física : um estudo em uma escola da rede estadual de Porto Alegre
Teodoro, Cássia Lopes (2013) [Work completion of graduation]O engajamento pode ser considerado o tempo de envolvimento efetivo dos estudantes em atividades físicas de acordo com os objetivos da aula de Educação Física (EF). A literatura aponta que as aprendizagens adquiridas pelas ... -
Estudo comparativo do nível de desempenho motor entre crianças pré-escolares praticantes e não praticantes de atividade física sistemática
Camargo, Vinícius Arnaboldi de (2010) [Work completion of graduation]O objetivo deste estudo foi avaliar e comparar o nível de desempenho motor entre crianças pré-escolares praticantes e não praticantes de atividade física sistemática. A amostra foi composta por sessenta e quatro crianças ... -
Futsal também é coisa de mulher : por que será que elas o praticam?
Souza, Marinês Matter de (2011) [Work completion of graduation]A visibilidade da mulher no esporte foi sendo modificada ao longo do tempo e, com isso, aos poucos, meninas/mulheres vêm realizando diferentes práticas corporais, dentre elas o futsal. A literatura aponta diferentes motivos ... -
A importância da educação física para o desenvolvimento de crianças pré-escolares
Dinnebier, Naiane Wissmann (2014) [Work completion of graduation]O propósito do presente estudo foi apresentar uma contribuição teórica sobre a importância da Educação Física para o desenvolvimento de crianças pré-escolares. Para atingir esse objetivo foi realizada uma revisão bibliográfica, ... -
A influência de um programa de ginástica ritimica sobre o desenvolvimento motor e a percepção de competência de crianças
Azevedo, Kelly Andara de (2012) [Work completion of graduation]A iniciação esportiva começa cada vez mais cedo na vida das crianças. Por diversos motivos, pais levam seus filhos, das mais diferentes idades, a escolas infantis, como por exemplo, escolinha esportiva de ginástica rítmica. ... -
A influência de um programa de iniciação ao futsal sobre o desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais em crianças pré-escolares
Ferreira, Maximiliano Quadros (2010) [Work completion of graduation]Profundas modificações vêm acometendo a sociedade atual; alterações na estrutura familiar têm afetado, e muito, o estilo de vida e, consequentemente, o desenvolvimento das crianças, tornando-as cada vez mais e mais ... -
A influência dos professores de educação física na percepção de competência de seus alunos em idade escolar
Flores, Paola Arlaque (2012) [Work completion of graduation]A percepção de competência pode ser considerada como o julgamento expresso pelo indivíduo sobre suas habilidades, seja nos domínios cognitivo, social ou motor. A literatura tem apontado fatores importantes na formação da ... -
A interação social de crianças entre 5 e 6 anos de idade nos contextos de brincar livre, brincar orientado e atividade dirigida
Oliveira, Samia (2012) [Work completion of graduation]A literatura atual aponta que a infância é marcada pelo brincar, o qual se apresenta como um dos principais meios de interação social. Através do brincar a criança desenvolve habilidades físicas, motoras, cognitivas e ... -
O jogo simbólico de pré-escolares nas aulas de educação física
Prado, Juliete de Lima (2014) [Work completion of graduation]O jogo é a principal atividade das crianças pequenas; por meio dele elas se desenvolvem integralmente. Através do jogo simbólico elas invocam a situação imaginária, modificando a realidade em função do seu desejo, criam e ... -
Níveis de atividade física em escolares do 1º ao 5º ano da escola estadual de ensino médio Guimarães Rosa
Giacomelli, Renan (2015) [Work completion of graduation]A prática de atividades físicas deveria fazer parte da rotina diária das crianças desde os primeiros anos de vida, visto os inúmeros benefícios gerados. Porém, a literatura tem apontado que atualmente crianças e jovens têm ... -
Nível de desempenho motor de crianças com 10 anos de idade em escolas públicas de Porto Alegre
Azevedo, Jaqueline Bastos (2009) [Work completion of graduation]O movimento que as crianças realizam espontaneamente em seu cotidiano é importante para o seu desenvolvimento, porém a literatura tem apontado outros fatores que podem exercer influência sobre o nível de desempenho motor ... -
Nível de desempenho motor de escolares praticantes e não praticantes de educação física
Fernandes, Priscilla da Silva (2011) [Work completion of graduation]Grandes mudanças estão ocorrendo em nossa sociedade e uma delas é a falta de liberdade das crianças poderem brincar em parques, praças, sem a preocupação com a segurança, pois a violência cresce no mesmo ritmo que os centros ... -
Nível de desenvolvimento motor de crianças do jardim B de uma escola estadual de Porto Alegre
Caldeira, Bruno Nunes (2013) [Work completion of graduation]A literatura referente ao desenvolvimento motor infantil afirma que uma criança aos seis ou sete anos de idade já possui capacidade de apresentar o padrão maduro em diferentes habilidades motoras fundamentais. Porém, isso ... -
As percepções de crianças pré-escolares acerca da prática de yoga
Foletto, Júlia Ceconi (2016) [Work completion of graduation]O Yoga vem ganhando popularidade recentemente devido aos inúmeros benefícios proporcionados aos praticantes, tanto em aspectos físicos, como em aspectos relacionados à mente, às emoções e ao bem estar geral. Por esses ... -
Perfil de atividade física diária praticada por escolares de diferentes redes de ensino das cidades Porto Alegre e Erechim
Cherobin, Inaê Angélica (2011) [Work completion of graduation]A prática de atividades físicas deveria fazer parte da rotina diária das crianças desde os primeiros anos de vida, visto os inúmeros benefícios gerados. Porém, a literatura tem apontado que atualmente as crianças e jovens ... -
Relação entre o desempenho motor, a percepção de competência motora e o tempo de engajamento nas aulas de educacção física : um estudo com pré-escolares
Pontes, Maicon Felipe Pereira (2011) [Work completion of graduation]A idade pré-escolar se caracteriza por ser uma fase onde o movimento assume um papel essencial na vida das crianças, nas suas brincadeiras, nos seus jogos, na comparação com seus pares. A literatura aponta que quanto mais ... -
Representações das crianças dos jardins A e B da creche da UFRGS sobre as aulas de educação física que frequentam nesta escola
Turcati, Vanessa Borowski (2012) [Work completion of graduation]As crianças são atores sociais: sujeitos agentes, transformadores e observadores da sociedade e da cultura das quais fazem parte. Isso lhes permite, assim como os adultos, ter suas próprias percepções, sentimentos e ...