Listar Tesinas Pedagogía por autor "Dalla Zen, Maria Isabel Habckost"
Mostrando ítems 1-18 de 18
-
A construção de narrativas por crianças de segundo ano do ensino fundamental
Costa, Manoela Caurio da (2010) [Tesinas de grado]O presente trabalho tem como foco minha prática docente do sétimo semestre do Curso de Pedagogia, desenvolvida em uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre. Contextualiza e investiga ... -
Dezenove poemas desengonçados... dezenove alunos que acharam graça : um estudo sobre recepção em leitura
Fleck, Roberta Guerra (2013) [Tesinas de grado]Este Trabalho analisa que razões levaram à escolha absoluta, e consequente aquisição, da obra Dezenove Poemas Desengonçados de Ricardo Azevedo, por crianças de um quarto ano do ensino fundamental de uma escola pública de ... -
'E eu fui crescendo lá na minha vó' : marcas identitárias em narrativas infantis
Rodrigues, Karina Flores (2010) [Tesinas de grado]A presente pesquisa tem como foco escritas infantis produzidas durante a minha prática docente, vinculada ao estágio do Curso de Pedagogia da UFRGS, e realizada em uma turma de quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola ... -
Um estudo sobre a potencialização da compreensão leitora
Duarte, Maíra Abrunhoza de Martini (2012) [Tesinas de grado]Esta pesquisa, que parte do pressuposto de que uma sequência didática potencializadora de ideias pode desenvolver a compreensão leitora de alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, se propõe a investigar em que ... -
'Eu, o Kessi!': a construção da linguagem em crianças com autismo
Andriotti, Carla Simone Ribeiro (2010) [Tesinas de grado]O presente trabalho, um estudo de caso de cunho etnográfico, versa sobre a construção da linguagem em crianças com autismo. Toma como referência um aluno portador da Síndrome do Espectro Autista, com sete anos de idade, ... -
Histórias narradas, fantasias reveladas : os biografemas infantis
Rodrigues, Ana Cristina Franz (2011) [Tesinas de grado]Este estudo analisa narrativas escritas infantis, produzidas por alunos de uma turma de terceiro ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Porto Alegre, durante o período do meu estágio curricular. A leitura ... -
Leitura e produção de histórias em quadrinhos por crianças em processo de alfabetização
Viero, Tanise (2012) [Tesinas de grado]Esta pesquisa tem como tema central o gênero textual Histórias em Quadrinhos. Apresenta uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, e foi realizada com uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola ... -
A leitura interativa de narrativas literárias em uma turma de alfabetização
Mello, Caroline Machado Machado de (2014) [Tesinas de grado]O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata-se de uma pesquisa sobre o funcionamento da leitura interativa no processo de alfabetização, realizada em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública na ... -
"Ler é viajar": um estudo sobre a construção da primeira leitura
Teixeira, Cristine Konat (2011) [Tesinas de grado]Este estudo tem como objetivo identificar características da primeira leitura em crianças do 2º ano do Ensino Fundamental. Inserido no campo da linguagem, foi realizado com dois grupos distintos de alunos, oriundos de duas ... -
Memórias da alfabetização : um estudo sobre as marcas de aprendizagem em uma turma de segundo ano do ensino fundamental
Alves, Daniela Armborst (2010) [Tesinas de grado]Este estudo analisa falas de crianças de uma turma do segundo ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual de Porto Alegre. Versa sobre as memórias das experiências de sala de aula do segundo semestre ... -
Modos de ler, modos de compreender narrativas : a leitura interativa em discussão
Fialho, Aline de Souza Menna Barreto (2013) [Tesinas de grado]Este trabalho tem por objetivo analisar as possibilidades da leitura interativa na compreensão leitora de obras de Literatura Infantil por alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foram realizadas sessões ... -
Motivação prévia à escrita e revisão textual orientada : um estudo sobre aprimoramento de textos
Fumegalli, Daniela Barcellos (2013) [Tesinas de grado]O presente estudo objetiva analisar os efeitos de proposições e intervenções didáticas docentes nas produções textuais escolares de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com este fim, foram realizadas duas propostas ... -
Práticas albetizadoras de sucesso
Maestri, Gabriela Farias (2011) [Tesinas de grado]Este trabalho surge da minha experiência enquanto professora alfabetizadora em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Alvorada/RS. Tal experiência me instiga a pesquisar saberes e ... -
A produção textual como uma via de múltiplas aprendizagens
Silva, Rosane Rodrigues da (2014) [Tesinas de grado]O presente estudo analisa como os alunos do 4° ano de uma escola pública da zona sul de Porto Alegre/RS produzem seus textos baseados em propostas orientadas. Além disso, identifica alternativas que estimulam a produção ... -
Quem conta um conto... aumenta um ponto! marcas textuais nas escritas infantis
Souza, Daniela de Oliveira (2010) [Tesinas de grado]O presente trabalho decorre das experiências do Estágio de Docência do Curso de Pedagogia da UFRGS, realizado em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual da cidade de Porto Alegre/RS, em ... -
Sequências didáticas e suas ressonâncias nas produções escritas de crianças em processo de alfabetização
Miranda, Franciele Trevizan de (2014) [Tesinas de grado]Esta pesquisa insere-se no campo dos estudos da produção textual, mais especificamente da linguística do texto. Tem como foco a prática docente realizada com uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola ... -
O trabalho com gêneros discursivos textuais na alfabetização
Görgen, Camila Oliveira (2012) [Tesinas de grado]Este estudo apresenta como foco os gêneros discursivos/textuais. Considerando este foco, pretendo analisar a abordagem dos gêneros em minha prática docente e nas práticas de um grupo de colegas que atuou em turmas de ... -
'Tu não vais entender o que vou escrever, mas vou escrever mesmo assim' : um olhar pedagógico sobre a dislexia
Escher, Celine Lehmann (2010) [Tesinas de grado]O presente estudo apresenta como foco as dificuldades de leitura e escrita evidenciadas de forma mais acentuada em algumas crianças durante a escolarização inicial. Tem por objetivo promover um diálogo entre diferentes ...