Browsing Pedagogy - Undergraduate degree by Author "Albuquerque, Simone Santos de"
Now showing items 1-17 of 17
-
Currículo, BNCC e planejamento : composições de uma professora de crianças pequenas
Santos, Julia Marina Azambuja dos (2019) [Work completion of graduation]O trabalho investigou as concepções norteadoras nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2009) e na Base Nacional Comum Curricular (2017). Analisou a perspectiva dos campos de experiência e dos direitos ... -
O currículo do curso de Pedagogia da UFRGS e o exercício da docência na Educação Infantil
Balbinoti, Graziela Prates (2015) [Work completion of graduation]Este trabalho trata sobre formação docente com foco no currículo do curso de Pedagogia da UFRGS e o exercício da docência na Educação Infantil. As seguintes questões que orientam a investigação: O curso de Pedagogia/UFRGS ... -
De Atendente a Professora : um estudo sobre o profissional da Educação Infantil no Município de Cachoeirinha
Müller, Betina Isabel Henz (2016) [Work completion of graduation]Este trabalho tem como tema principal o estudo dos profissionais da Educação Infantil no Município de Cachoerinha. A questão norteadora da pesquisa é como se compreendem as problemáticas em torno da função, do papel e do ... -
A docência na Educação Infantil no Campo e a complexidade da prática pedagógica
Flores, Ana Paula Preto (2016) [Work completion of graduation]Este trabalho se propõe a analisar as trajetórias pessoais e profissionais docente e as práticas pedagógicas em contextos de Educação Infantil no Campo. A questão norteadora da investigação na qual ele se baseia é: como a ... -
Documentação pedagógica : o que as crianças dizem sobre isto?
Saraiva, Ester da Silva Venâncio (2012) [Work completion of graduation]Este estudo parte da compreensão de uma criança competente e produtora de cultura, e tem como objetivo central, explicitar o modo como as crianças interpretam e descrevem a documentação pedagógica no contexto de uma ... -
Escola e família : problematizações a partir da homoparentalidade
Lima, Sabrina Souza de (2011) [Work completion of graduation]Este estudo constitui-se a partir da problematização referente a relação entre a família e a escola e visa analisar de que forma a instituição escolar lida com as famílias constituídas a partir da homoparentalidade. A ... -
Obrigatoriedade da pré escola : análise em relação a inserção de turmas de pré-escola no contexto do espaço de uma instituição de ensino fundamental.
Schröder, Suzeti Silva Dornelles (2018) [Work completion of graduation]Este trabalho tem como objetivo pesquisar sobre a obrigatoriedade da Pré-escola a partir da análise da inserção de turmas de pré-escola no contexto do espaço de uma instituição de ensino fundamental. A metodologia utilizada ... -
“Ôh! Tu nasceu! Vai ter que ir pra escola!” : perspectivas de famílias do campo sobre a obrigatoriedade de matrícula na educação infantil
Boito, Crisliane (2014) [Work completion of graduation]Este trabalho resulta de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico realizada no assentamento de Trabalhadores Rurais Sem Terra – Integração Gaúcha/IRGA, localizado na cidade de Eldorado do Sul/RS. O local da pesquisa ... -
A participação das famílias no contexto das práticas pedagógicas na educação infantil : estudo de caso
Toller, Suzan (2018) [Work completion of graduation]Este trabalho tem como objetivo pesquisar a participação das famílias junto às práticas pedagógicas no cotidiano escolar. Buscou-se responder às seguintes questões: como acontece a participação das famílias nas propostas ... -
"Porque eu adoro das ideias": o que pensam as crianças sobre sua participação nos projetos de trabalho na educação infantil
Cabral, Júlia Pereira (2014) [Work completion of graduation]Este estudo tem como objetivo central, entender como um grupo de crianças do Jardim B percebem sua participação nos projetos de trabalho no contexto de uma escola publica de Educação Infantil localizada na área urbana ... -
Os princípios da pedagogia montessoriana nas práticas pedagógicas da educação infantil na escola girassol
Martins, Angel Ana Lucia da Silva (2018) [Work completion of graduation]O presente estudo versa sobre as contribuições dos princípios do Método Montessoriano na Educação Infantil da Escola Girassol, visando objetivar como pontos de análise o ambiente/espaço, os materiais e a ação da professora. ... -
O processo de desemparedamento vivenciado na prática pedagógica do estágio curricular
Tubino, Bibiana da Cunha (2019) [Work completion of graduation]O Este trabalho é resultado de uma análise documental obtida a partir do Relatório Final e Caderno de registro, gerados no Estágio Curricular do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com um grupo ... -
O processo de implementação da BNCC – EI (2017) no contexto das EMEIs do município de Cachoeirinha/RS
Spolaore, Karen Melany (2018) [Work completion of graduation]Este trabalho investigou as estratégias que o município de Cachoeirinha/RS, através da Secretaria Municipal de Educação (SMED), tem realizado para a implementação da BNCCEI (2017) nas escolas de Educação Infantil. Essa ... -
O que pensam as famílias sobre a importância da educação infantil como primeira etapa da educação básica?
Valli, Caroline Martins (2011) [Work completion of graduation]Este trabalho tem o objetivo de conhecer o sentido atribuído pelas famílias às escolas de educação infantil, bem como verificar qual a importância desta etapa da educação para o processo de escolarização dos seus filhos. ... -
As relações entre DCNEI e a educação personalizada
Agüero, Mariana (2014) [Work completion of graduation]Este trabalho de conclusão de curso se propõe analisar como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil se articulam com a Educação Personalizada e a Educação Oportuna de uma escola de educação infantil, ... -
Ser professora de bebês : composições que envolvem a profissão
Schmitt, Daniela (2019) [Work completion of graduation]Este trabalho tem como tema principal o estudo da docência com bebês. A questão norteadora da pesquisa está relacionada à compreensão de quais são as composições que envolvem a profissão professora de bebês. O objetivo ... -
Vou colocar a carta nos correios! a cultura escrita na Educação Infantil: dos materiais às ações das crianças e professoras
Griebler, Lívia (2015) [Work completion of graduation]Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) parte do princípio de que a linguagem escrita é um produto da cultura escrita (BAPTISTA, 2010; BRITTO, 2012; FERREIRO, 2007); esta faz parte da vida das crianças desde que nascem. ...