Browsing Pedagogy - Undergraduate degree by Author "Junqueira Filho, Gabriel de Andrade"
Now showing items 1-20 of 27
-
Alfabetizar até o final do 3º ano : reflexões sobre a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC
Santos, Camila Barbosa Seabra dos (2014) [Work completion of graduation]O presente Trabalho de Conclusão tem como temática a Alfabetização, mais especificamente, a análise da proposta de alfabetizar em 3 anos, a partir das orientações do Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa – PNAIC ... -
Aprendendo com a própria prática : a participação das crianças de 4 a 5 anos na minha formação como professora de Educação Infantil
Leal, Cristielem Feijó (2016) [Work completion of graduation]Neste trabalho analiso como eu, na dupla e simultânea condição como professora titular de uma turma de crianças de 4 a 5 anos de idade, de uma escola da rede particular de Porto Alegre/RS e estagiária do curso de Pedagogia ... -
Composição conjunta da rotina diária : um relato sobre protagonismo compartilhado em Educação Infantil
Macedo, Ana Luísa Rosa de (2018) [Work completion of graduation]O presente trabalho surge da seguinte pergunta: Como uma professora que atua na Educação Infantil, mais precisamente, na pré-escola, pode compor a rotina diária de uma turma, de modo a contemplar o protagonismo tanto das ... -
Comunicando situações desagradáveis na Educação Infantil: a ética e a moral a serviço da integridade física das crianças e das relações de confiança entre família e escola
Meneghetti, Bruna Corrêa (2015) [Work completion of graduation]As conclusões iniciais do referido trabalho consideram como situações desagradáveis ocorridas no dia a dia da Educação Infantil acidentes como tombos de brinquedos de pátio, ferimentos em decorrência de brincadeiras entre ... -
Contos de fadas : do imaginário às fronteiras da realidade
Nólio, Lara (2015) [Work completion of graduation]O encantador universo infantil é povoado, em grande parte, por sonhos, fantasias, imaginação, conflitos e questionamentos que levam a criança a sentir-se insegura diante do mundo real. Os contos de fadas, atuando sobre a ... -
Cozinha lúdico-pedagógica na educação infantil: o Mágico e a técnica na culinária inspirada em Histórias infantis
Oliveira, Gielli Vieira (2020) [Work completion of graduation]Este trabalho tem por objetivo explorar as possibilidades de uma abordagem lúdicopedagógica do tema da alimentação saudável na Educação Infantil, a partir da relação de personagens de histórias infantis – em publicações, ... -
Docência compartilhada nos anos iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos
Caussi, Jéssica Reck (2013) [Work completion of graduation]O presente estudo busca explorar o conceito de docência compartilhada e, para tanto, investiga as experiências de alunos-estagiários da sétima etapa do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul junto ... -
Educação de bebês : nas entrelinhas de uma prática com bebês
Pacheco, Michele Gomes (2014) [Work completion of graduation]O presente estudo surge de inquietações acerca da tradicional ação docente com bebês, que por muito tempo negligenciou esses sujeitos como interlocutores e parceiros na relação professor-criança-conhecimento, na condição ... -
Educação Infantil : organização espacial e múltiplas linguagens na sala de aula
Santos, Aline Pereira dos (2012) [Work completion of graduation]Este estudo consiste em refletir sobre os princípios utilizados pela pesquisadora, na condição de professora de uma turma de crianças de 1 a 2 anos, para organizar o espaço/ambiente de sala de aula, a fim de proporcionar ... -
A escolha dos lugares na roda e nas mesas : um estudo sobre participação, autonomia e protagonismo compartilhado na educação infantil
Carvalho, Gabriela Costa (2017) [Work completion of graduation]Neste trabalho analiso as repercussões do projeto “A escolha dos lugares na roda e nas mesas pelas crianças”, desenvolvido por mim junto a uma turma de crianças de 5 e 6 anos de idade, na condição de professora-estagiária, ... -
Jogos com regras na pré-escola : contribuições para o planejamento e mediação adequada de professores junto às crianças
Zilio, Tamiris da Silva (2022) [Work completion of graduation]Este trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Pedagogia desenvolveu-se a partir da seguinte pergunta de pesquisa: Que sinais reconhecer nas atitudes e produções das crianças em idade pré-escolar (de 4 a 6 anos ... -
Na prática, a teoria é outra : reflexões acerca da formação do pedagogo generalista
Paim, Débora Lopes (2011) [Work completion of graduation]O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a formação do pedagogo na tríplice relação: políticas públicas voltadas para o ensino superior no Brasil, o curso de graduação em Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED) ... -
Necessidades e interesses das crianças na educação infantil : como contemplá-los no planejamento do trabalho do professor?
Souza, Ana Paula Ribeiro de (2012) [Work completion of graduation]Neste trabalho, analisei de que forma e em que medida as escolhas que fiz, enquanto professora de um grupo de crianças entre quatro e cinco anos, ao selecionar e articular os conteúdos que intermediaram as interações entre ... -
Nossa formação: nossos significados teoria X prática
Teixeira, Francine Coelho (2007) [Work completion of graduation]Esse trabalho procura investigar, a partir de entrevistas, os caminhos percorridos por esta pesquisadora e por professores de educação infantil, no processo da construção da sua professoralidade, do ponto de vista das - ... -
“Olha o Márcio caminhando sozinho, que lindo!” : aprendizados sobre motricidade livre dos bebês durante a fase final da formação em Pedagogia
Szalontai, Andréa (2018) [Work completion of graduation]A presente pesquisa tem como objetivo aprofundar os estudos e reflexões sobre as contribuições da Abordagem Pikler para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento motor autônomo das crianças ... -
A organização do trabalho pedagógico no primeiro ano do ensino fundamental de nove anos
Moura, Gabriela Caetano de (2011) [Work completion of graduation]O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre o primeiro ano do ensino fundamental de nove anos, procurando investigar as concepções de professoras dessa etapa do ensino acerca da organização do seu trabalho pedagógico. ... -
Orkut : uma alternativa para tornar visível o trabalho com crianças na educação infantil
Martins, Brunna Rodrigues (2011) [Work completion of graduation]Essa pesquisa, de fonte documental (Plano Global da escola, fichas de entrevista dos alunos, registros docentes, diários de aula, avaliações individuais, caminhadas de grupo, planejamentos e reflexões) e levantamento ... -
Pintura e formação de professores : refletindo sobre a experiência de estágio na educação infantil
Farias, Marianne de Almeida (2017) [Work completion of graduation]Este trabalho consiste na análise da minha prática como Professora-Estagiária do Curso de Pedagogia, realizada no segundo semestre de 2016, junto a uma turma de Maternal 1 (crianças na faixa etária de 2 a 3 anos), em uma ... -
Planejamento compartilhado na educação infantil : reflexões sobre o estágio docente, uma parceria entre estagiárias que deu certo
Bruzza, Fernanda do Canto (2017) [Work completion of graduation]O presente trabalho relata a reflexão sobre a experiência de planejamento compartilhado entre duas professoras-estagiárias durante o estágio obrigatório do curso de Pedagogia, na etapa da Educação Infantil, sendo que uma ... -
Planejamento compartilhado na educação infantil : uma parceria fundamental à minha formação docente
Fagundes, Josiane Farias (2017) [Work completion of graduation]O presente estudo busca abordar um conceito pouco explorado até então, acerca do tema planejamento na educação infantil, a perspectiva de planejamento compartilhado. O interesse pelo tema surgiu em decorrência da minha ...