Now showing items 1-20 of 22

    • Como a mediação do professor de educação infantil pode auxiliar na formação do sujeito durante os momentos de brincar? 

      Gomes, Josiqueli Ferreira (2010) [Work completion of graduation]
      O presente trabalho tem como objetivo compreender os efeitos provindos da mediação do educador nos momentos do brincar infantil. A pesquisa tem o embasamento nas teorias de Kishimoto, Moyles, Fortuna e colaboradores, e ...
    • Como as mídias contribuíram no processo de aprendizagem em uma turma de 4ª série do ensino Fundamental? 

      Homem, Sônia Mara dos Santos (2010) [Work completion of graduation]
      Este trabalho apresenta a aproximação das mídias com a educação, mostra que até mesmo as classes populares têm contato com as tecnologias, seja em casa, na escola, na lan house ou na rua com os colegas. O que talvez não ...
    • O currículo da rede municipal de Nova Hartz : entre o instituído e o instituinte 

      Führ, Roseli Jacinta (2010) [Work completion of graduation]
      O presente trabalho busca compreender a estrutura e a organização do currículo da rede municipal de Nova Hartz, entre o instituído e o seu instituinte. O desejo de realizar este estudo nasceu da prática pedagógica do estágio ...
    • Escola, desempenho, família : relações que se constroem 

      Oliveira, Rejane Petró de (2010) [Work completion of graduation]
      A integração entre a família e a escola pode ser considerada, senão a mais importante, um dos pontos principais para a melhoria da aprendizagem da criança. Esta relação deve ser baseada na busca incansável de uma melhoria ...
    • Espaço escolar : um ambiente rico em possibilidades 

      Fonseca, Michele Greff de Oliveira (2010) [Work completion of graduation]
      Sob a perspectiva da importância que possuem as Escolas de Educação Infantil na vida de quem as frequenta e a partir de uma inquietação constatada na prática em sala de aula, surgiu o questionamento sobre a influência que ...
    • A importância da família no processo de alfabetização do educando 

      Stimieski, Ivone Teresinha (2010) [Work completion of graduation]
      Este trabalho tem como objetivo evidenciar, o processo de alfabetização, a importância da família e do professor no desenvolvimento das séries iniciais, analisar a importância da família no processo de escolarização dos ...
    • Inclusão e surdez na educação infantil 

      Schwanck, Tânea Mengue (2010) [Work completion of graduation]
      A inclusão na educação infantil é o assunto abordado neste trabalho. A surdez diz respeito ao fato de a pessoa não ouvir. Um dos maiores problemas neste caso é a comunicação, mas esta pode ser realizada de diversas outras ...
    • A literatura infantil como estratégia nas séries iniciais do ensino fundamental 

      Dias, Luciana da Silva (2010) [Work completion of graduation]
      Este artigo trata de um estudo sobre a importância da Literatura Infantil dentro das séries iniciais no Ensino Fundamental. Durante esse processo foram utilizados instrumentos metodológicos como, por exemplo: observações, ...
    • O lúdico como ferramenta pedagógica 

      Carlos, Andréia Mengue (2010) [Work completion of graduation]
      O interesse pelo uso do lúdico, na aprendizagem, não é recente. Há muito se buscam atividades e recursos para tornar as aulas mais atrativas e obter melhores resultados na aprendizagem. Portanto, este trabalho tem a seguinte ...
    • O lúdico nas primeiras séries do ensino fundamental 

      Hendler, Vanícia Behenck (2010) [Work completion of graduation]
      Este trabalho tem como objetivo principal analisar as atividades lúdicas nos currículos das primeiras séries do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal. Para isso, fez-se uso de pesquisa de fontes bibliográficas ...
    • Memória não é só decoreba : um estudo sobre a atuação docente como potencializadora da aprendizagem 

      Costa, Fabiana Pinheiro da (2012) [Work completion of graduation]
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata da temática memória e tem como objetivo central verificar a importância atribuída a esse mecanismo cerebral no que tange à aprendizagem por estudantes que se encontram na ...
    • As mídi@s e tecnologi@s como recurso did@tico em s@l@ de aul@ 

      Kunst, Grace Débora (2010) [Work completion of graduation]
      O presente trabalho trata sobre as experiências que desenvolvi com o uso das mídias e tecnologias durante o estágio obrigatório da UFRGS. Nele relato os diferentes tipos de mídia e tecnologias, as maneiras que cada uma ...
    • A música no processo de alfabetização da criança 

      Scherer, Simone (2010) [Work completion of graduation]
      O presente trabalho reflete sobre a influência da música no processo de alfabetização da criança. Aborda a teoria da música e de seus componentes fundamentais como: letra, ritmo, melodia, duração e harmonia, bem como a ...
    • Pedagogia de projetos inovando a sala de aula através de aprendizagens significativas 

      Pastorio, Rozane Walbrinch (2010) [Work completion of graduation]
      A presente pesquisa tem como objetivo analisar e refletir sobre a metodologia da pedagogia de projetos contribuindo como um possível caminho para superar práticas tradicionais de ensino. Na abordagem desse tema são exploradas ...
    • O processo relacional entre o professor e o aluno 

      Fuhr, Liria Maria (2010) [Work completion of graduation]
      Este trabalho objetiva mostrar que a aprendizagem pode ocorrer de maneira mais significativa a partir do momento em que o desejo de aprender e de ensinar passa a fazer parte do processo. Quando há a existência de vínculos ...
    • Projetos de aprendizagem : desenvolvendo a autonomia em sala de aula 

      Silva, Sueli Teresinha da (2010) [Work completion of graduation]
      O presente trabalho de conclusão apresenta algumas considerações sobre a experiência de estágio e a possibilidade de trabalhar com alunos de 5º ano em uma escola pública, pela primeira vez, realizando Projeto de Aprendizagem, ...
    • Projetos de aprendizagem e o uso de tecnologias com crianças de seis anos 

      Kaufmann, Isabel Cristina (2010) [Work completion of graduation]
      Muito se tem discutido sobre o uso das tecnologias na sala de aula, e o trabalho com projetos de aprendizagem no espaço escolar. Neste trabalho, o aluno passa a ser o centro do processo educacional e o conhecimento se dá ...
    • Registros escritos diários na educação infantil e os processos de letramento 

      Lumertz, Simone Matos (2010) [Work completion of graduation]
      O presente trabalho tem como tema central os registros escritos coletivos na educação infantil como forma integrante dos eventos de letramento de forma a constatar algumas aprendizagens no processo de alfabetização, levando ...
    • Relação escola e família : potencializando a produção do conhecimento dos educandos nos anos Iniciais 

      Kolling, Zilá Regina (2010) [Work completion of graduation]
      As Relações entre Escola e Família constituem o tema abordado nesse trabalho, como resultado de vivências durante a prática de estágio realizada em uma escola da rede municipal de Taquara. Estabelecido o objetivo geral de ...
    • As relações teoria e prática na aprendizagem dos alunos : um estudo a partir do projeto "alimentação saudável" 

      Canani, Giovana da Silva (2010) [Work completion of graduation]
      A proposta de trabalho refere-se ao estágio 2010, baseado em um tripé chamado Pedagogias do Bom Senso, do Trabalho e do Êxito, que considera a criança o centro de sua própria educação. Segundo Freinet, “cada atividade ...