Panorama : uma ferramenta sobre os princípios do design gráfico
View/ Open
Date
2023Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho propõe o desenvolvimento de uma ferramenta em formato de cartas que contribua para o processo de tomada de decisão em projetos de design gráfico através da aplicação de princípios de design. O foco da ferramenta é auxiliar designers com pouca experiência projetual a desenvolverem soluções de maior qualidade, enquanto se sentem mais seguros durante o processo e adquirem maior domínio teórico na área. Com esse objetivo, foi proposta uma metodologia de quatro etapas: Descoberta ...
O presente trabalho propõe o desenvolvimento de uma ferramenta em formato de cartas que contribua para o processo de tomada de decisão em projetos de design gráfico através da aplicação de princípios de design. O foco da ferramenta é auxiliar designers com pouca experiência projetual a desenvolverem soluções de maior qualidade, enquanto se sentem mais seguros durante o processo e adquirem maior domínio teórico na área. Com esse objetivo, foi proposta uma metodologia de quatro etapas: Descoberta, Definição, Desenvolvimento e Entrega. Durante a etapa de Descoberta, foi executada uma revisão da literatura sobre tomada de decisão e princípios de design, apresentando as perspectivas e abordagens de diferentes autores. No total, mais de 250 princípios de design foram coletados e analisados para contribuir na fundamentação do projeto. Ainda, também se estudou as características próprias do formato de cartas, analisando seus possíveis pontos positivos e negativos de forma a validar a sua aplicação. Em um segundo momento, foi realizada uma pesquisa através de um questionário, entrevistas e análises de similares, com o objetivo de coletar dados para fundamentar as definições do projeto. Essas informações foram sintetizadas na etapa de Definição através da aplicação de técnicas como personas, proposta de valor e atributos para convergir no conceito norteador do projeto: “Panorama - expanda o seu horizonte de possibilidades visuais”. Em seguida, na Exploração, foram desenvolvidas e testadas diferentes propostas para a ferramenta, desde a sua assinatura visual, embalagem e diagramação. O resultado final do projeto é uma coletânea de 45 princípios de design organizados nas categorias Propriedades, Fundamentos, Estratégias e Gestalt. A ferramenta, prototipada na etapa de Entrega, inclui uma embalagem para armazenamento e proteção das 50 cartas que compõem a solução final, assim como a proposta de um material de apoio. ...
Abstract
This work proposes the development of a tool in the form of cards that contributes to the decision-making process in graphic design projects through the application of design principles. The tool aims to assist designers with little design experience in developing higher quality solutions while feeling more confident during the process and acquiring greater theoretical knowledge in the field. To this end, a four-stage methodology is proposed: Discovery, Definition, Development and Delivery. Dur ...
This work proposes the development of a tool in the form of cards that contributes to the decision-making process in graphic design projects through the application of design principles. The tool aims to assist designers with little design experience in developing higher quality solutions while feeling more confident during the process and acquiring greater theoretical knowledge in the field. To this end, a four-stage methodology is proposed: Discovery, Definition, Development and Delivery. During the Discovery stage, a literature review was conducted on decision-making and design principles, presenting the perspectives and approaches of different authors. In total, over 250 design principles were collected and analyzed to contribute to the tool’s content. Additionally, the characteristics of the card format were studied to analyze their possible advantages and disadvantages and validate their application. In a second phase, a survey was conducted through an interview, questionnaires and analysis of similar projects, with the objective of collecting data to support the definitions of the project. This information was synthesized in the Definition stage through the application of techniques such as personas, value proposition and attributes to achieve the guiding concept of the project “Panorama - expand your horizon of visual possibilities”. Next, in Exploration, different proposals for the tool were developed and tested, including its visual signature, packaging, and layout. The project's final result is a collection of 45 design principles organized into Properties, Fundamentals, Strategies, and Gestalt categories. The tool, prototyped in the Delivery stage, includes packaging for storing and protecting the 50 cards that make up the final solution, as well as a proposal for a support reading material. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Design Visual.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License