Manual de sobrevivência ao consumo
Date
2023-09-30Author
Type
Abstract in Portuguese
Em 2023/01, realizou-se a primeira atividade curricular com carga horária de extensão (CHE) obrigatória e específica do curso de Publicidade e Propaganda. Trata-se do Projeto Integrador I, que compreende a integração de conhecimentos teóricos e práticos de duas disciplinas: "Direção de Arte" e "Persuasão e Ética no Consumo", ministradas pelas Profas. Flavia A. Pithan e Mariângela M. Toaldo, respectivamente. O projeto objetiva o desenvolvimento de produtos da comunicação persuasiva e educativa a ...
Em 2023/01, realizou-se a primeira atividade curricular com carga horária de extensão (CHE) obrigatória e específica do curso de Publicidade e Propaganda. Trata-se do Projeto Integrador I, que compreende a integração de conhecimentos teóricos e práticos de duas disciplinas: "Direção de Arte" e "Persuasão e Ética no Consumo", ministradas pelas Profas. Flavia A. Pithan e Mariângela M. Toaldo, respectivamente. O projeto objetiva o desenvolvimento de produtos da comunicação persuasiva e educativa a partir de problemáticas identificadas em ambientes de consumo junto à comunidade, a fim de promover a educação para o consumo. A carga horária é de 120h, sendo 90h de CHE. Na primeira edição do Projeto, os(as) discentes do segundo semestre do Curso de PP trabalharam com alunos do 6º ano da Escola Estadual Anne Frank sob a orientação das Professoras. As atividades envolveram pesquisas teóricas e em ambientes de consumo; dinâmicas e discussões coletivas com os alunos, tendo como resultado final a produção de uma Cartilha e a criação de um Mascote, que recebeu o nome de Comprito — este de autoria do discente Lucas Pfeiff. O propósito foi elaborar um material educativo sobre práticas e relações de consumo que fazem parte do cotidiano de crianças e adolescentes em espaços físicos e digitais, permeados por marcas, produtos, promoções, tiktokers, youtubers, games, séries e filmes. Os objetivos de aprendizagem são: oferecer orientações para que crianças e adolescentes exerçam atividades de consumo mais conscientes; identifiquem formas de comunicação persuasiva; compreendam como a publicidade se mescla a outros conteúdos para estimular o consumo de maneira indireta; analisem conteúdos persuasivos, produtos, serviços e marcas de forma crítica e façam escolhas responsáveis. O tempo para a leitura e as diversas atividades que podem ser feitas com a cartilha dependem do uso que será feito dela em meio aos demais trabalhos da Escola junto aos alunos. Este recurso educacional também está disponível em https://heyzine.com/flip-book/9dcfd5457d.html#page/6. ...
Educational level
Educação Infantil
Ensino Fundamental Inicial
Ensino Fundamental Final
Ensino Médio
Educação Superior - Graduação
Educação Continuada ou Extensão
Treinamento ou Capacitação
Use orientation
A cartilha pode ser usada em Escolas de Ensino Fundamental e Médio, com crianças a partir dos 7 anos até jovens de 16 anos, como material de leitura em bibliotecas e salas de aula, recurso para ensino da língua portuguesa, alfabetização midiática e publicitária, entre outras finalidades. Pode também ser utilizada em bibliotecas e repositórios de Universidades para exemplificar materiais que podem ser criados e utilizados em atividades de literacia publicitária e do consumo.
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Learning
resource type
Materiais de cursos e disciplinas
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