Educação permanente em saúde na descentralização de ações de controle da tuberculose : possibilidade de trabalho interprofissional na atenção básica municipal
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2024Author
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Master professional
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Abstract in Portuguese (Brasil)
O controle da tuberculose no Brasil é uma prioridade de saúde pública. A descentralização das ações de controle da tuberculose para a atenção básica à saúde necessita aprimoramento constante, por meio da horizontalização das medidas de prevenção e controle da doença, e qualificação dos processos de trabalho e das equipes de saúde. A abordagem significativa através do uso de metodologias ativa assegura profissionais qualificados e ações efetivas. Este estudo relata uma experiência de implementaç ...
O controle da tuberculose no Brasil é uma prioridade de saúde pública. A descentralização das ações de controle da tuberculose para a atenção básica à saúde necessita aprimoramento constante, por meio da horizontalização das medidas de prevenção e controle da doença, e qualificação dos processos de trabalho e das equipes de saúde. A abordagem significativa através do uso de metodologias ativa assegura profissionais qualificados e ações efetivas. Este estudo relata uma experiência de implementação de ações de descentralização no Controle da Tuberculose na Atenção Básica à Saúde no município de Serafina Corrêa, RS, a partir da elaboração de produtos com a finalidade de educação permanente em saúde. O desenho metodológico foi descritivo, exploratório sendo realizado com 72 profissionais de saúde e gestores que atuam na atenção básica municipal. A coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de questionário semiestruturado. Buscou-se captar a percepção e conhecimento dos participantes referente ao Programa de Controle da Tuberculose, ampliar a compreensão da realidade vivida pelos mesmos quanto a execução dos serviços de controle da doença na atenção básica à saúde e a qualificação profissional sobre o assunto e aprofundar a questão das estratégias de controle da tuberculose na atenção básica à saúde. Para análise dos resultados foi utilizado a abordagem quantitativa e qualitativa. A necessidade de fomentar ações de educação permanente em saúde relacionadas ao manejo dos indivíduos com tuberculose foi evidenciada no estudo resultando na elaboração de materiais didáticos, na forma de guia prático, fluxograma e cartilha digital. Os produtos foram construídos com a participação ativa dos participantes do estudo, atendendo a demanda das equipes de saúde, em oficinas realizadas nas unidades básicas de saúde, servindo de suporte nos processos de trabalho e como mediadores no processo de aprendizagem dos profissionais de saúde. A aprendizagem significativa, o trabalho interprofissional e a colaboração profissional permearam as atividades de construção dos produtos permitindo a elaboração e disponibilização de produtos técnicos capaz de impactar a forma de construção dos conhecimentos, fortalecer o trabalho colaborativo, contribuindo de forma significativa na aprendizagem dos profissionais de saúde e na qualidade dos serviços de saúde ofertados a população. ...
Abstract
Controlling tuberculosis in Brazil is a public health priority. The decentralization of tuberculosis control actions to basic health care requires constant improvement, through the horizontalization of disease prevention and control measures, and qualification of work processes and health teams. The meaningful approach through the use of active methodologies ensures qualified professionals and effective actions. This study reports an experience of implementing decentralization actions in Tuberc ...
Controlling tuberculosis in Brazil is a public health priority. The decentralization of tuberculosis control actions to basic health care requires constant improvement, through the horizontalization of disease prevention and control measures, and qualification of work processes and health teams. The meaningful approach through the use of active methodologies ensures qualified professionals and effective actions. This study reports an experience of implementing decentralization actions in Tuberculosis Control in Basic Health Care in the municipality of Serafina Corrêa, RS, based on the development of products with the purpose of permanent health education. The methodological design was descriptive, exploratory and carried out with 72 health professionals and managers who work in municipal primary care. Data collection was carried out using a semi-structured questionnaire. We sought to capture the participants' perception and knowledge regarding the Tuberculosis Control Program, expand their understanding of the reality experienced by them regarding the implementation of disease control services in basic health care and professional qualification on the subject and deepen the issue of tuberculosis control strategies in primary health care. To analyze the results, a quantitative and qualitative approach was used. The need to promote ongoing health education actions related to the management of individuals with tuberculosis was highlighted in the study, resulting in the creation of teaching materials, in the form of a practical guide, flowchart and digital booklet. The products were built with the active participation of study participants, meeting the demands of health teams, in workshops held in basic health units, serving as support in work processes and as mediators in the learning process of health professionals. Meaningful learning, interprofessional work and professional collaboration permeated product construction activities, allowing the creation and availability of technical products capable of impacting the way in which knowledge is constructed, strengthening collaborative work, contributing significantly to the learning of healthcare professionals. health and the quality of health services offered to the population.and propose quality in the provision of health services to the population. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde.
Collections
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Health Sciences (9041)Health Education (133)
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