Experiências audiovisuais na escola em tempos de pandemia
View/ Open
Date
2023Author
Advisor
Academic level
Master
Type
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta pesquisa, ao enfocar as produções audiovisuais realizadas pelos estudantes no ensino de artes visuais durante a pandemia da COVID-19, buscou, com base nos estudos da semiótica discursiva, compreender o que estas produções abordam e como os temas são tratados. Pretendeu, também, conhecer a partir da noção experiência/sentido, de John Dewey e Jorge Larrosa, que sentidos os estudantes conferiram às experiências audiovisuais que produziram, trazendo como campo problemático as experiências audi ...
Esta pesquisa, ao enfocar as produções audiovisuais realizadas pelos estudantes no ensino de artes visuais durante a pandemia da COVID-19, buscou, com base nos estudos da semiótica discursiva, compreender o que estas produções abordam e como os temas são tratados. Pretendeu, também, conhecer a partir da noção experiência/sentido, de John Dewey e Jorge Larrosa, que sentidos os estudantes conferiram às experiências audiovisuais que produziram, trazendo como campo problemático as experiências audiovisuais feitas no contexto educacional, em tempos de pandemia, com insuficientes redes de comunicação, adolescentes conectados, excesso de imagens e a necessidade, como professores de artes visuais, de desenvolvermos outros meios para sensibilizar o olhar. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa, através da pesquisa participante. O corpus de análise foi constituído por oito experiências audiovisuais feitas na pandemia, no componente curricular Arte, a partir da proposta de produção de minidocumentários por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A análise das produções foi realizada através da teoria semiótica discursiva, quanto à produção e apreensão dos efeitos de sentido. Os resultados evidenciam que os temas abordados se referiam às informações sobre o momento da pandemia, ao isolamento social, à depressão; que o modo como esses foram tratados foi diversificado com imagem fixa e locução, que os sentidos conferidos pelos alunos mostraram que através do audiovisual é possível construir diferentes significados de acordo com o modo com que sons e imagens são manipulados no tempo e no espaço para produzir sentido e conhecimento. As conclusões apontam que o audiovisual pode impactar o currículo escolar e a subjetividade dos estudantes do Ensino Fundamental, possibilitando outros modos de educação nas artes visuais, bem como apontar atualizações curriculares. ...
Abstract
This research, by focusing on the audiovisual productions made by students in the teaching of visual arts during the COVID-19 pandemic, sought, based on studies of discursive semiotics, to understand what these productions address and how the themes are treated. It also intended to know, based on the notion of experience/meaning, by John Dewey and Jorge Larrosa, which meanings students conferred on the audiovisual experiences they produced, bringing as a problematic field the audiovisual experi ...
This research, by focusing on the audiovisual productions made by students in the teaching of visual arts during the COVID-19 pandemic, sought, based on studies of discursive semiotics, to understand what these productions address and how the themes are treated. It also intended to know, based on the notion of experience/meaning, by John Dewey and Jorge Larrosa, which meanings students conferred on the audiovisual experiences they produced, bringing as a problematic field the audiovisual experiences made in the educational context, in times of a pandemic, with insufficient communication networks, connected teenagers, excess of images and the need, as visual arts teachers, to develop other means to sensitize the eye. The methodological approach used was qualitative, through participant research. The corpus of analysis consisted of eight audiovisual experiences made during the pandemic, in the Art curricular component, based on the proposal to produce mini documentaries by students of the 9th grade of Elementary School at a school in the metropolitan region of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. The analysis of the productions was carried out through the discursive semiotic theory, regarding the production and apprehension of the effects of meaning. The results show that the topics covered referred to information about the moment of the pandemic, social isolation, depression; that the way these were treated was diversified with fixed image and voiceover, that the meanings conferred by the students showed that through the audiovisual it is possible to construct different meanings according to the way in which sounds and images are manipulated in time and space to produce meaning and knowledge. The conclusions indicate that the audiovisual can impact the school curriculum and the subjectivity of Elementary School students, enabling other modes of education in the visual arts, as well as pointing out curricular updates. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Collections
-
Humanities (7794)Education (2604)
This item is licensed under a Creative Commons License
